YouTube lança concorrência direta no mercado brasileiro de streaming
YouTube lança nesta terça-feira (25) no Brasil serviço de streaming com custo de assinatura entre R$ 16 e R$ 31.
As plataformas YouTube Music e YouTube Premium estavam disponíveis em outros 21 países desde 2015. A liberação ocorrerá hoje, a partir das 13 horas.
Durante evento fechado para a imprensa, o YouTube anunciou oficialmente a chegada ao Brasil do YouTube Music, o seu serviço de streaming de música para Android, iOS e web que vai rivalizar com nomes como Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal e vários outros.
O YouTube Music possui atuação similar ao Spotify, com versão gratuita para exibições com anúncios publicitários. Reúne catálogo de vídeos e gera listas de podcast identificados como exclusivos na plataforma.
Com cerca de 7.000 conteúdos, o Music possuirá playlists próprias, buscador inteligente que localiza qualquer música e opção de reprodução de todos os clipes sem anúncios e em modo offline.
Já o YouTube Premium, anteriormente denominado como YouTube Red, reúne os atributos do Music e de ferramentas de reprodução, com a possibilidade de baixar e assistir vídeos de todo o site sem anúncios.
Porém, o principal diferencial da plataforma é o catálogo de produções originais da empresa, o Youtube Originals que conta com séries como “Cobra Kai” (a continuação de “Karate Kid”) e “Impulse”.
Para contratar o serviço de streaming pago, o usuário poderá contar com assinaturas tradicionais ou com plano familiar, contemplando um mês grátis e possibilidade de seis contas simultâneas.
Desta forma, para o “pacote família”, o Music terá mensalidade equivalente a R$25,50 ao mês e o Premium custará R$31,90 mensais.
Para a estreia dos dois serviços no país, o YouTube disponibilizou todos os planos com 3 meses grátis de uso por tempo limitado – saiba mais aqui e aqui.