Twitter e Niche: monetizar produção de influenciadores
Twitter lança plataforma focada na monetização de conteúdos produzidos por influenciadores. Com intuito de fortalecer esse mercado e ampliar seus retornos, a empresa trouxe para o Brasil a Niche.
Essa empresa que carrega o nome do site foi adquirida em 2015 e trazida para o Brasil em setembro do mesmo ano. Após os Estados Unidos, o país foi o primeiro a receber uma equipe dedicada exclusivamente à Niche.
O foco da plataforma é reunir produtores de conteúdo para a internet e conectá-los às agências de publicidade e anunciantes. E para fortalecer a atuação no mercado publicitário, a equipe tem realizado road show para explicar detalhes de funcionamento e como o serviço pode agregar no planejamento estratégico de campanhas publicitárias.
Com esta iniciativa, Twitter aproxima a plataforma dos profissionais de agências, potencializando a compreensão de sua importância. A plataforma viabiliza que o processo criativo seja compartilhado (co-criação) entre marcas e influenciadores, além de acompanhar todas as etapas de produção dos conteúdos e possibilitar a otimização das ações digitais.
Niche está presente nas diversas etapas, do planejamento, à execução e mensuração de campanhas com anunciantes nas mais diversas redes sociais, incluindo no Twitter, Periscope, Instagram e Snapchat, dentre outros.
Deste modo, a empresa pode se tornar uma grande parceira das agências no segmento de branded content, que necessita de fortalecimento no Brasil. Niche permite suprir demanda por facilitar a identificação de produtores de conteúdo (influenciadores), os trâmites de negociação e acompanhamento da atividade. Por outro lado, anunciantes e agências ganham agilidade, potencial engajamento do público e retorno para as respectivas estratégias. Coca-Cola foi o primeiro cliente da plataforma, ainda em 2015.