Spotify: “Diga o que tu escutas e eu direi quem tu és”.
Spotify, aplicativo que possibilita acesso a músicas por streaming, realizou estudo em parceria com a empresa de pesquisa Box 1824, voltada para identificação de tendências de comportamento e consumo.
De acordo com Spotify for Brands, o braço de vendas de espaço publicitário, o conteúdo musical revela tendências e reflete o espírito de determinado período. Porém, além das músicas, os formatos de entrega desses conteúdos também apontam mudanças comportamentais.
Por isso, o estudo mapeou os principais hábitos relacionados ao uso do streaming. A partir de breve contextualização, inclusive histórica, apresenta o contexto de consumo do Rádio, vinil, CD, MP3 e chega ao streaming. Não por acaso, a pesquisa revela que esse formato proporciona maior inserção dos conteúdos fonográficos na vida das pessoas.
Os insights trazem uma boa perspectiva, embora não podemos esquecer que a mídia Rádio vem se reiventando e mantendo sua atuação ao longo de todas essas fases. Além disso, o streaming de vídeo também desempenha forte atuação na contemporaneidade.
Os usos de diferentes formatos e plataformas ao longo do tempo representam fases e comportamentos geracionais. As palavras-chave mapeadas para cada mídia são:
Radio: intimidade
Vinil: identidade
K7: mobilidade
MTV: atitude
CD: independência
Download: liberdade
O estudo denominado “Power of Music” ou “O Poder da Música”, foi desenvolvido a partir de conversas com 240 jovens de classes ABC entre 18 e 30 anos em São Paulo e Rio de Janeiro, além de ouvir a opinião de 10 especialistas em música.
Embora a empresa não tenha divulgado o período da coleta de dados, que possui abordagem qualitativa e deve ser analisado sob esta perspectiva, os resultados não apresentam muitas novidades. As conclusões parecem óbvias, sobretudo para o mercado publicitário habituado a defesas de mídia, mas é válido refletirmos sobre cada tópico e sua influência no mercado como um todo.
Para melhor compreender essa relação, a seguir reproduzimos os insights do estudo. Acesse também o infográfico do estudo.
Spotify: “Power of Music”
Rádio
Com a chegada do rádio, a música foi para dentro das casas e para os momentos íntimos, aumentando o acesso e gerando proximidade do artista com o público.
Vinil
A música passou a ser escolhida pelo gosto das pessoas e a conexão entre artista ficou fã fica mais forte, pois a atitude e a mensagem da música estavam nas mãos das pessoas.
Fita cassete
A música conquistou mobilidade e individualidade, e as mensagens e identidades musicais passam a acompanhar a rotina das pessoas, que inseriram a música com maior frequência em suas vidas.
MTV
Por meio da imagem, a música se traduziu em lifestyle e extrapolou seu próprio mundo. O videoclipe transformou a música em atitude pura: a identificação com o artista passou a ter uma nova plataforma.
CD
A música evoluiu para tecnologia digital e rompeu o modelo de negócio, gerando facilidade na disseminação. O mercado independente cresceu, criando ícones comportamentais.
MP3/Download
A música se libertou do formato físico e ganhou acessibilidade, iniciando-se o consumo por faixa.
Streaming
A revolução do streaming trouxe o livre e fácil acesso ao infinito musical. A música se desatrelou completamente da propriedade e tornou o acesso livre: a busca, catalogação e disseminação de novidades passa a ser extremamente rápida, trazendo uma série de rupturas e mudanças no comportamento social.
A revolução do streaming trouxe 7 grandes mudanças comportamentais:
- A música se tornou uma commodity;
- A música passou a pautar os momentos do cotidiano das pessoas;
- Álbuns dão espaço às playlists, principalmente aquelas baseadas em moods;
- O fone de ouvido virou um device obrigatório;
- Ficou mais barato experimentar novas músicas, estilos e artistas;
- O streaming entrega a real intimidade das pessoas;
- A conexão entre os usuários criou uma biblioteca viva em constante transformação, personalizando sugestões.
O streaming permitiu que a música ganhasse um papel inédito na vida das pessoas:
- O dia todo e em todos os lugares;
- Acompanhando suas necessidade e seus sentimentos;
- Sendo a cola das relações e das descobertas;
- Ditando o próprio mercado fonográfico.