Raia Drogasil e o Marketing de Experiência
Raia Drogasil inaugurou na última segunda-feira (19) uma nova proposta de loja baseada no contato mais próximo com os clientes.
A proposta é uma novidade para o segmento de varejo farmacêutico e proporcionará ações de experimentação e demonstração.
A iniciativa demonstra que a empresa está atenta aos movimentos da categoria e da constante curiosidade do público feminino em obter orientação, saber detalhes, tocar, aplicar produtos. Além de atrair atenção do público que antes visitaria a loja para comprar outros produtos, poderá provocar burburinhos entre clientes, proporcionar maior movimentação e se fixar como importante ponto de venda através de ações de merchandising.
A unidade, que está situada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, possui estrutura maior e faz parte de rede com mais de 1,2 mil lojas. Essa abrangência surgiu há quase cinco anos a partir da fusão de outras duas gigantes do setor farmacêutico – Drogasil e Droga Raia que ocupavam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar no mercado brasileiro. Desde então, a condução assertiva dos negócios ampliou os retornos financeiros e desperta atenção dos estudiosos e profissionais de Marketing.
Raia Drogasil e a Administração de Marketing
A estratégia de Marketing voltada para estimular a experiência de seus clientes, faz parte de um movimento maior que vem sendo construído pela Raia Drogasil.
Tendo em vista a relevância das diferentes disciplinas relacionadas à gestão de negócios.
Os administradores tomaram algumas atitudes significativas que conduziram à empresa para uma trajetória de sucesso.
O varejista é destaque com maior rentabilidade de ações entre as companhias de capital aberto brasileiras.
Em dois anos, as ações da empresa subiram 221,9% na Bovespa – avaliação até a quinta-feira (15).
Esse movimento possibilitou que ocupasse 23ª posição entre as empresas mais valiosas da Bolsa.
Os resultados traduzem os esforços realizados no processo de fusão que impulsionou a organização e gerou maior barreira de entrada dos concorrentes.
Assim, antes de agir para a integração, ambas empresas e estruturas foram mapeadas, dados analisados e consideradas as especificidades.
Com o backoffice foi possível construir estratégia unificada em que houvesse a complementariedade e a otimização dos resultados.
EmO entrevistado, Marcílio Pousada, CEO da Raia Drogasil, menciona o sistema comercial e software financeiro/ contábil da Raia eram melhores.
Por outro lado, a Drogasil se fortaleceu com promoções de produtos e centros de distribuição. Adicionalmente, a Drogasil estava posicionada no Sudeste e Centro-Oeste, e a Raia, no Sul e Sudeste.
Com cruzamento de DNA ações efetivas de Marketing, empresa mantém agilidade, dinamismo e cuidados em relação aos pontos de contato.
Nesse caso, experimentação e as ações de Merchandising nos PDV representam mais um passo garantindo sua relevância perante público feminino.