Conheça os principais Marketplaces no Brasil
Marketplaces modalidade de comércio online realizado em um único site por várias empresas distintas sem arcar com os custos operacionais de e-commerce.
Pode ser uma estratégia interessante para quem busca visibilidade, ampliação de retorno, embora não possua capital de giro para investir.
É uma oportunidade de ponto de contato relevante de exposição dos produtos.
Para atuar em parceria com grandes players, é recomendável que o negócio esteja estruturado com site amigável.
Ou seja, marketplace é uma via de mão-dupla o parceiro deve estar apto a atender as exigências dos grandes players.
Assim como os sellers (lojistas) devem avaliar quais alternativas são mais promissoras e adequadas ao seu negócio.
De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, dentre os marketplaces mais utilizados, há destaque para:
- mercado livre (77%)
- Extra (38%)
- PontoFrio (36%)
- Submarino (34%)
- Walmart (28%)
- OLX (10%)
Portanto, a cada cinco respostas, o Mercado Livre é citado em quatro.
Estudo, desenvolvido pelo E-Commerce Brasil e Sebrae, informa que os canais mais utilizados como pontos de contato com consumidores são:
- plataforma alugada (45%)
- rede social (36%)
- plataforma própria (32%)
- marketplace ou shopping virtual (24%)
- plataforma gratuita (14%)
- aplicativo mobile (13%)
Embora os números não indiquem exclusividade, tendo sobreposição entre os diferentes canais, esta informação demonstra a força e o risco de priorizar redes sociais e plataformas gratuitas como canais de venda, tal como já sinalizamos aqui na Pontos de Contato.
Assim, vale a reflexão sobre o mix de canais mais adequados para cada tipo de negócio, dependendo da maturidade do mesmo. Antes de se filiar a um marketplace, avalie cada oferta e índices como taxas de conversão, verifique as regras e procure traçar estratégias para cada canal de seu e-commerce. Multiplicar pontos de contato para apenas estar ali, pode ser desgastante e infrutífero, busque sempre a eficácia.
A pesquisa utilizou metodologia quantitativa e foi realizada com 2.781 entrevistas no mês de junho de 2016. Entre os respondentes estão empresas que atuam somente no e-commerce ou em loja física e e-commerce, correspondendo 28% do mercado de varejo. Destes, 53% possuem e-commerce “puro” e 47% e-commerce misto, com loja física.