Pontos de contato como estratégia para engajar público no E-Commerce
Estratégia para engajar clientes e consumidores tem sido alvo de muitos debates no E-Commerce. E o desenvolvimento de gestão de Pontos de Contato para os canais digitais é imprescindível.
No entanto, reconhecer Pontos de contato como estratégia de negócios engloba o desenvolvimento de ações que vão além da geração de engajamento e do alcance de resultados.
O E-commerce carece de posicionamento que possibilite envolvimento com o público, indo além dos trâmites digitais. Isto implica em colocar no centro das atenções o relacionamento com o cliente e a experiência nos canais de comunicação e vendas.
Nesse caso, para a estratégia de marketing e visibilidade da marca é fundamental implementar gestão de Pontos de Contato (PTC). Essa abordagem viabiliza escalar resultados mais rapidamente, daí a importância para seu negócio.
A plataforma internet tem impulsionado negócios e possibilitado que empresas gerem vendas para nichos, porém, comumente, o fator humano é desprezado. Sobretudo pelo médio e pequeno empreendedor.
Com o argumento de que altos investimentos são necessários para ampliar o relacionamento e aperfeiçoar a experiência do consumidor, oportunidades são perdidas. Ou seja, a miopia impacta nas estratégias para engajar.
Quantas vezes os números de telefones disponíveis em sites somente chamam e não há quem possa atender? E os e-mails ou canais de relacionamento, qual o tempo médio para retorno?
São questões recorrentes inclusive para atuações conjuntas de lojas no ambiente físico e online.
E-Commerce: Fatores para engajar o público
Tratam-se de questões simples, mas que fazem toda a diferença. Portanto, a gestão em prol dos Pontos de Contato (PTC) deve possuir um forte apelo processual, englobando design de serviços.
Outro fator a ser considerado é o “tom de voz” das mensagens veiculadas – desde do banner, do atendimento virtual, do link ads ao post nas mídias sociais. O modo como se fala, a escolha das palavras, o contexto, a abordagem por imagens. Desenvolver estratégias para engajar o público envolve análises profundas em toda as áreas do seu negócio.
Todo esse conjunto está diretamente relacionado à semiótica, à construção de significados. Sentidos que, de modo consciente ou inconsciente, configuram a empatia, a lembrança e as decisões de compra.
A projeção de negócios por otimização de pontos de contato abrange temática multidisciplinar que requer dedicação, direcionamento de esforços e mobilização de diversas áreas da empresa. São diferentes nuances a serem consideradas na metodologia.
Nesse ponto, a conscientização dos empreendedores e dos demais agentes envolvidos no negócio é fator essencial. Seu impacto não deve ser subestimado caso a intenção seja fidelizar e engajar o público em prol de novas conversões.
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