Netflix aposta no licenciamento de produtos
Netflix planeja expandir seus negócios, indo além da distribuição e produção de conteúdo audiovisual. A intenção é lançar portfolio de produtos licenciáveis de suas séries e ampliar os pontos de contato com a marca.
A aposta deste player não é novidade no mercado audiovisual. Além de ser um segmento rentável, o licenciamento fortalece a atuação das marcas junto aos fãs.
Ao se inserir nessa seara lucrativa, Netflix – a marca mais amada, planeja disponibilizar para venda jogos, brinquedos, livros, quadrinhos, itens colecionáveis, vestuário e outros produtos de suas séries e seus personagens.
Ou seja, a intenção é conduzir o negócio através da cauda longa proporcionada pela venda de produtos e pelo estreitamento da relação com o consumidor, indo além das telas.
Exemplo dessa atuação pode ser percebida pelos canais de conteúdos infantis, pela própria linha da Globo Marcas e mais recentemente nos movimentos proporcionados pelos YouTubers.
Assim, os detentores de direitos de licenciamento das obras e produtos derivados ampliam o retorno sobre o investimento na criação dos conteúdos através de produtos licenciáveis que se espalham por prateleiras e lojas virtuais.
Das telas para o ambiente físico, expandir os pontos de contato com as narrativas é uma oportunidade de business fundamental para mobilizadores de fãs fervorosos que de modo orgânico já estão engajados com a Netflix e seus conteúdos. A conferir.