Quando escolher o Marketplace como ponto de contato

Quando escolher o Marketplace como ponto de contato

Quando escolher o Marketplace como ponto de contato

Marketplace como ponto de contato representa um dos destaques na escolha de estratégias de Marketing e canais de venda. Essa modalidade de negócio é estabelecida entre empresa que gerencia plataforma de e-commerce e lojistas que disponibilizam seus produtos nessa vitrine.

A oportunidade de manter um bom posicionamento em relação à concorrência, garantir visibilidade para marca e produtos, atrelar seu negócio às empresas tradicionais, e o impulsionamento das vendas são alguns dos atrativos.

Estar disponível nos espaços proporcionados por grandes players através do Marketplace é um indicador de prestígio que, salvo as documentações e legalização, não requer alto investimento inicial.

Embora a decisão final para concretizar a parceria esteja nas mãos do locador, é essencial que o interessado esteja atento aos indicadores e à adequação do canal. Assim como num shopping físico, a seleção do espaço que será ocupado é fundamental.

E, não se engane, para obter maior relevância, mais expressivo é o percentual de comissão sobre as vendas realizadas pelo lojista. Na etapa pré-cadastro, o interessado no serviço de Marketplace deve sinalizar qual o percentual do desconto, que pode variar de 9,5% a 30%, dependendo do interesse em aparecer mais do que a concorrência.

Há a necessidade de identificar qual prioridade nas buscas, no perfil da loja e nos anúncios para atrelar às estimativas de ganhos. Cada benefício incluso no pacote será cobrado, e a decisão vai além dessa estratégia de visibilidade, uma vez que a inteligência global do negócio deve ser considerada como prioridade para que as ações sejam encadeadas.

Ou seja, mais do que uma estratégia de canal e viabilidade financeira, o lojista deve estar atento aos impactos e benefícios no seu negócio de modo mais amplo. Gestão de preços, atendimento e logística são partes do todo, e devem ter orientações bem definidas para cada canal. Nesse caso, o ideal é que o Marketplace seja apenas mais uma opção, não exatamente o coração da estratégia de Marketing.

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Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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