Loja física ou E-commerce? Conheça as preferências dos internautas
Loja física permanece como canal transacional, enquanto internet possibilita o melhor conhecimento do produto. Para 83% dos internautas, o E-commerce pratica preços mais baratos. E 41% dos internautas admite que cede às compras por impulso.
De acordo com pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 47% dos internautas somente compram em loja física após pesquisarem no ambiente online.
Ainda que em menor proporção, o caminho inverso também ocorre e é significativo. Um quarto (25%) dos internautas visita lojas físicas para melhor visualizar detalhes de um produto que pretende adquirir pela internet.
Conforme é recorrente, características como preço, comodidade e variedade de oferta de produtos são as principais vantagens das compras em lojas virtuais.
Por outro lado, troca de produtos, qualidade de atendimento e pós-venda são os destaques das lojas físicas.
Nos canais físicos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%).
Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.
O estudo foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores ao estudo, ocorrido entre os dias 08 e 18 de maio de 2018.