Jornal O Pasquim completa 50 anos e recebe comemoração com SESCTV
Jornal O Pasquim completa 50 anos no dia 26 de junho de seu lançamento e, em comemoração, o canal SESCTV exibe documentários.
Jornal O Pasquim completa 50 anos e documentários históricos são exibidos no canal SESCTV com depoimentos de artistas como Millôr, Ziraldo, Jaguar, Chico Caruso, Fortuna, Angelí, Laerte, Audálio Dantas, Luiz Fernando Veríssimo, entre outros.
Nesta quarta, 26 de junho, O Pasquim completa 50 anos de seu lançamento. Lançado no fim de 1968, após uma reunião entre o cartunista Jaguar e os jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral.
O nome, que significa “jornal difamador, folheto injurioso”, foi sugestão de Jaguar, que criou também o ratinho Sig (de Sigmund Freud), personagem que interferia em praticamente todas as matérias, artigos, entrevistas e até nos anúncios.
Fundado no Rio de Janeiro, sua primeira edição foi publicada no dia 26 de junho de 1969, e desde o princípio contou com a colaboração e adesão de humoristas, jornalistas e intelectuais, como Millôr Fernandes, Ziraldo, Henfil, Paulo Francis, Ivan Lessa, Luís Carlos Maciel, entre outros.
O Pasquim adquiriu reconhecimento pelas suas publicações após a instauração do Ato Inconstitucional (AI-5), definindo-se como um veículo de contracultura e combate à ditadura militar.
A publicação chegou a comercializar 200 mil exemplares diariamente, mantendo sua abordagem humorística e posicionando-se também contra a corrupção e o capitalismo neoliberal.
Uma das inovações do jornal eram as entrevistas transcritas sem copidesque.
Os documentários “Humor com gosto de Pasquim” e “O Pasquim: A revolução pelo cartum”, de produção da First World Produções, produzido em 1999, destacam a trajetória do Pasquim, jornal fundado no Rio de Janeiro, símbolo de resistência e criatividade durante a ditadura militar.
A direção é de Louis Chilson e a produção é do cartunista JAL e do editor Gualberto Costa.