John Lewis: Marketing para uma experiência completa
John Lewis é uma rede britânica de varejo que possui tradição em emocionar com seus comerciais de fim de ano. No entanto, muito além de narrativas expressivas, o anunciante desenvolve estratégias de Marketing que proporcionam uma experiência completa.
Ao desenvolver ações paralelas, John Lewis extrapola os breaks e possibilita a construção de relações mais profundas com o consumidor, sem esquecer da rentabilização.
A ação deste ano trabalha com uma fórmula de Marketing infalível que encanta: o filme apresenta a vida em família, uma garotinha sapeca, bichinhos e um cachorro boxer muito simpático – seu nome é Buster.
E para dar continuidade à ação de Marketing, John Lewis trabalhou com storytelling. Ao clicar na página “Buster The Box”, o público pode ouvir a trilha sonora do vídeo principal e selecionar para tocá-la através dos aplicativos Spotify e iTunes. Também é possível assistir um vídeo que explora o jardim do box: o site disponibiliza imagens imersivas em 360º para assistir os bichinhos pulando na cama elástica.
Para atrair o público para as lojas e levar o público para interagir nos pontos de venda, o varejista convida todos a brincar com Buster e seus amigos, explorando o jardim com a tecnologia Oculus Rift – óculos de realidade virtual. Em algumas lojas também é possível tirar uma foto com o box Buster e seus amigos.
As redes sociais não poderiam ficar de fora do planejamento. Os perfis de John Lewis no Facebook, Instagram, twitter e Google Plus disponibilizam conteúdo integrado, com imagens referentes ao vídeo principal, incluindo a exibição da história. A tática de crossmedia também inclui a possibilidade de acessar em todas as lojas da rede um filtro especial para o Snapchat com a história do Buster e seus amigos no jardim.
Para complementar a estratégia de Marketing, John Lewis disponibilizou através de seu e-commerce a possibilidade de comprar pelúcias dos bichinhos que aparecem no filme (esquilo, raposa e cachorro), além de roupas, canecas e pantufas, quebra-cabeça exclusivos – além da própria cama elástica, dentre outros produtos.
Como ação social, a empresa desenvolveu parceria com o Wildlife Trust para ajudar a proteger e restaurar a vida selvagem e natural da Grã Bretanha, pensando no futuro das gerações.
Todas essas iniciativas em sinergia com uma boa narrativa contribuem para amplificar a experiência do consumidor e produzir uma fórmula de Marketing que não somente encanta, mas se insere na rotina das pessoas possibilitando engajamento com a história de Buster criada pelo anunciante.
John Lewis: Fórmula de Marketing que encanta
John Lewis possui tradição no desenvolvimento de publicidade que encanta o público. Sua tradição é tão forte na Grã Bretanha quanto as esperadas festas de final de ano.
Neste ano, o vídeo conta a história de uma garotinha que adora pular. Por isso, seu presente de Natal será uma cama elástica do tipo “pula-pula”. Porém, o protagonista é um cachorro da raça boxer que observa tanto a garotinha quanto outros animais se divertirem. A magia do Natal ocorre no final com uma surpresa bem-humorada, seguida da frase: “Gifts that everyone will love” ou “Presentes que todos vão adorar”.
O anunciante possui em seu currículo outras ações publicitárias que cativam os consumidores. Dentre eles, o “Singelo Filme” em que o menino procura por uma namorada para seu amigo – um pinguim de pelúcia. Há também “A peça” em que uma garota tenta levar felicidade para um homem solitário.
Todos esses vídeos são clássicos por envolver crianças em narrativas que emocionam, revelando primor tanto na direção quanto nas trilhas sonoras incomparáveis. O responsável por essas séries é Dougal Wilson, diretor que desenvolve os filmes com sensibilidade e emoção, trazendo finais inesperados para suas criações.