Instagram ganha funcionalidade de vídeo ao vivo que some
Instagram, rede social de publicação de imagens, ganha nova funcionalidade para publicação de vídeos ao vivo que somem. Com este recurso, o aplicativo poderá competir com o Facebook em transmissões ao vivo.
Após liberar a publicação de “fotos da vida real” em agosto deste ano, o Instagram Stories, que colocou o aplicativo em disputa com o Snapchat, a rede social avança em novas frentes. Foi liberado nesta segunda-feira (21) a possibilidade de transmissões em vídeo, além do envio por mensagem de vídeos e fotos que somem.
A nova funcionalidade deverá ser liberada nas próximas semanas para os usuários que utilizam aparelhos Android e iOS, permitindo o compartilhamento de fotos e vídeos gravados, que ficavam no ar por 24 horas.
Esse desenvolvimento viabiliza que o Instagram passe a concorrer com o Facebook, marca da mesma empresa, quando o usuário tiver interesse em postar vídeos em tempo real. Porém, no aplicativo originalmente de fotos, não haverá a possibilidade de replay – ou seja, os vídeos serão assistidos apenas enquanto durar a transmissão, enquanto no “live” do Facebook os vídeos ficam disponíveis.
Ao clicar para replay, ficam disponíveis para visualização as interações dos usuários (como comentários, “curtidas” e “reações”) conforme ocorreram originalmente. Outras opções como inclusão de máscaras, filtros para alterar a cor da imagem e desenhos serão recursos exclusivos do Facebook. No entanto, para a empresa, não haverá competição entre ambas as redes sociais uma vez que os usuários utilizarão Instagram e Facebook para situações distintas.
Adicionalmente, o Instagram também libera o envio pelo bate-papo nativo, o “direct”, de fotos e vídeos que desaparecem assim que os contatos visualizam. O proprietário do post é informado quando esses conteúdos são vistos novamente ou quando amigos fazem cópia deles.