Nickelodeon: influenciadores na escolha de conteúdos pelas crianças
Nickelodeon divulgou infográfico sobre os hábitos das crianças de assistir conteúdos e o influenciadores na escolha. O estudo revela que os kids ouvem sobre novos programas com maior frequência a partir de menções feitas por canais de TV por Assinatura, família e amigos.
Assim, os pequenos encontram novos conteúdos a partir da indicação desses três grupos de influenciadores. O estudo Connected Kids apresenta resultados relevantes para compreendermos como crianças de 4 a 11 anos estão consumindo conteúdos de TV e vídeo, tendo em vista o contexto de rápidas e intensas mudanças midiáticas.
O infográfico demonstra que 36% das crianças afirmam que ouvem principalmente sobre novos conteúdos a partir de canais a cabo que eles costumam assistir.
Em contrapartida, família e amigos estão praticamente igualados em termos de influência, com 18% das crianças contando com dicas de membros da família e 16% principalmente recebendo recomendações de amigos.
Nesse contexto, a tecnologia também possui seu lugar: 15% afirmam que usam principalmente as recomendações de devices que usam para acessar a TV e 12% obtendo suas informações sobre novos conteúdos online.
Nichelodeon: Conteúdo de TV mantém sua força
Tendo em vista a diversidade de conteúdos em múltiplas plataformas, a seguir alguns insights sobre os hábitos de mídia das crianças:
A TV é a principal atividade de entretenimento (72%) – no Brasil, o índice sobe para 75%.
51% assiste pelo menos 2 horas/dia e 9% pelo menos 5 horas/dia – o Brasil está acima da média mundial – 70% afirmaram assistir mais que duas horas de televisão por dia.
A maior parte das crianças assistem conteúdo de TV / vídeo em casa (94%), além de lugares como carro (26%) e salas de espera (16%)
A TV Linear ainda é a preferência (92% das crianças usam), sendo uma das possíveis razões a facilidade de ligar/usar por conta própria.
83% usam FVOD (Free video on demand) – por exemplo, YouTube.
92% das crianças de 4 a 6 anos assistem episódios favoritos, independente das repetições.
Enquanto 79% das crianças de 7 aos 11 anos de idade também estão predispostos a assistir repetições, há maior esforço em assistir novos episódios de programas favoritos (21%).
Sites de canais de TV (58%), VOD de cabo (46%) e VOD de assinatura (como Netflix, 46%) parecem ser mais difíceis para as crianças navegarem sozinhas, sendo importante ter atenção na navegabilidade e no desenvolvimento de plataformas amigáveis para esta faixa etária.
Fonte: Nickelodeon. Foram entrevistadas crianças de 04 a 11 anos de 10 países: Brasil, México, Austrália, Malásia, Itália, Alemanha, Reino Unido, Filipinas, Países Baixos e França.