Havaianas lança Tradi Zori, inspirada na cultura japonesa
Havaianas lança modelo Tradi Zori, inspirado na sandália de palha de arroz japonesa. A fabricante de calçados retoma às origens. Entenda o motivo.
As sandálias de palha de arroz são artigos típicos da cultura japonesa. Foi com base nesse design que foi desenvolvida a inspiração do atual modelo Tradi Zori.
Essa, porém, não é o primeiro caso de inspiração nas sandálias japonesas. Apesar de marca com origem brasileira, a primeira sandália brasileira tradicional foi, por sua vez, desenvolvida com base na existência das sandálias de dedo orientais.
Zori é referência da Havaianas desde 1962
Em 1962, para desenvolver a tradicional Havaianas, a marca recebeu influência oriental baseada na sandália Zori. Habitualmente produzida com tiras de tecido e sola de palha de arroz, o artigo recebeu borracha. Já a textura do grão de arroz foi reproduzida na palmilha.
Apesar da inspiração japonesa, o nome Havaianas foi criado tendo como referência a projeção do Havaí como paraíso culturalmente produzido pela indústria cinematográfica de Hollywood na década de 60.
Assim, de algum modo o lançamento de 2020, a sandália Tradi Zori, faz com que a marca de calçados retome às origens.
“Combinamos o passado com futuro com um formato totalmente novo, que remete às nossas origens inclusive no nome”, diz Fernanda Romano, diretora global de marketing da Havaianas.
A marca brasileira foi avaliada pela Interbrand em 2018 com o valor igual a R$ 656 milhões. A empresa está presente em mais de 100 países, em todos os continentes. Apenas no Brasil são cerca de 150 mil pontos de venda.
Havainas segue sua estratégia de diversificar produtos, manter sua consolidação internacional e fortalecer a lembrança na mente dos consumidores.