Google Web Stories Plugin que cria seu próprio Stories
Google Web Stories Plugin que cria seu próprio Stories, agora você pode criar seus próprios stories dentro do seu site wordpress e criar uma nova forma de divulgar produtos e serviços!
O Google Web Stories é um plugin de WordPress que permite você criar um modelo de stories dentro do seu próprio site!
O Google anunciou seu mais novo plugin beta que permite aos donos de sites em wordpress criarem seus próprios stories (aqueles muito utilizados no instagram)!
Mas o que é o Google Web Stories?
O Google Web Stories é um plugin para WordPress desenvolvido pelo google que permite a criação de “Stories” com imagens, vídeos, textos e links que rodam direto do seu site (sim, você pode criar seus próprios stories e deixa-los disponíveis o tempo que você quiser)!
O Google Web Stories é uma nova forma de AMP (Accelerated Mobile Pages) ou páginas aceleradas para dispositivos móveis. Isso significa que você conseguirá criar conteúdos dinâmicos e entregar uma experiência de navegação rápida e fácil para as pessoas que acessarem seus stories!
Quais são os benefícios do Google Web Stories?
Já ouviu falar sobre o termo MOBILE FIRST? O Google Web Stories cria uma experiência totalmente imersiva dentro dos dispositivos móveis por conta do seu formato muito parecido com o que é utilizado no instagram.
Com esssa funcionalidade você vai abrir um leque de possibilidades para você ou seus clientes:
- Criar stories que duram “eternamente”
- Colocar links em todos os stories (os famosos links saiba mais);
- Ter uma navegação mais fluída e rápida nos conteúdos;
- Montar conteúdos totalmente mobiles;
- Criar campanhas totalmente mobiles;
- Aumentar conversões de campanhas;
- Ganhar pontos com o google na indexação do seu site;
- Várias ideias que sua imaginação permitir.
Por que eu devo utilizar o Google Web Stories?
- Primeiro por quê é uma ferramenta gratuita.
- Segundo por quê é um plugin do google
- Terceiro: não tem muita gente usando
- Quarto: você pode transformar isso em um produto / serviço da sua empresa
Você já parou pra pensar nas possibilidades que você pode criar gerando uma funcionalidade de Stories bem parecida com a do instagram porém fora do instagram?
Olhando o vídeo abaixo fica fácil começar a imaginar quantas possibilidades de negócios você vai poder fazer para você ou para seus clientes utilizando imagens, textos, shapes e vídeos nos seus stories fora do instagram!
Como configurar o Plugin Google Web Stories em meu site WordPress?
Para configurar o Plugin Google Web Stories no seu site WordPress, você precisa seguir os seguintes passos:
- Baixar o plugin neste link: https://google.github.io/web-stories-wp/beta/
- Abrir o painel de controle do seu site WordPress e ir na opção PLUGINS > INSTALAR NOVO
- Fazer o UPLOAD do plugin para dentro do seu site WordPress
- Ativar o plugin
Conheça mais sobre as Web Stories, as antigas AMP Stories do Google
Certamente não preciso dizer que, hoje em dia, cada rede social tem um Stories para chamar de seu. O formato, criado pelo SnapChat, dá as caras no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest, YouTube e até no WhatsApp.
E o que seria o TikTok, senão uma grande evolução do formato? Pois é, eu não precisava dizer, mas acabei dizendo.
Só que faltou uma gigante da tecnologia nessa lista acima, não? Exatamente, o Google! Talvez você não saiba, mas ele tem sim a sua versão – e faz tempo, desde fevereiro de 2018.
Na época, tinha o nome de AMP Stories, mas recentemente passou por um rebranding como Web Stories – tem Stories no mesmo nome, para não deixar dúvidas.
O começo de um sonho: as AMP Stories do Google
Em 13 de fevereiro de 2018, durante a AMP Conf, o Google anunciou uma parceria com veículos como CNN, Washington Post, Cosmopolitan, Wired, People e Mashable. Surgiam as Google AMP Stories, um novo formato de publicar histórias com muitas imagens, vídeos curtos e outros recursos gráficos. A novidade teve roll out global.
Com a ferramenta, esses publishers passaram a poder produzir conteúdos que eram mostrados nos resultados de busca em dispositivos móveis. Apesar de não durarem apenas 24 horas, como as versões das redes sociais, os Stories do Google também pretendiam abordar assuntos de momento – os famosos trending topics.
Outra novidade, como o próprio nome já dizia, ficava por conta de estar inserido no projeto AMP, ou Accelerated Mobile Pages.
São aquelas páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas pelo mobile. Assim, oferecia aos usuários uma experiência rápida, de modo que não precisem esperar o carregamento.
Logo depois do lançamento, as AMP Stories já apareciam nos resultados de pesquisas do Google feitas em mobile. Veja como ficava na tela do app:
Deu tudo certo: as Web Stories chegam ao Discover do Google
Embora não tenha ficado tão famosas quanto os similares das redes sociais, as AMP Stories agradaram os publishers. Vale lembrar de um ativo importante: a gigantesca quantidade de tráfego da internet que passa pelo Google. Assim, grandes empresas de mídia tinham um estímulo a mais para investir no formato.
O tempo passou e veio o rebranding: Web Stories. Em outubro de 2020, ganharam uma casa nova. Quer dizer, não tão nova: ainda no aplicativo do Google para Android e iOS, porém sem a necessidade de fazer uma busca ativa. As histórias visuais passaram a figurar na parte de Discover, influenciada pelo consumo de conteúdo dos usuários. Inicialmente, a mudança aconteceu no Brasil, Estados Unidos e Índia.
O mecanismo funciona de forma bem parecida com os Stories das redes sociais. Em uma seção à parte, porém com destaque, o usuário do app é apresentado a um carrossel com histórias que podem ser de seu interesse. Veja abaixo como ficou:
De acordo com a própria gigante da tecnologia, “as Web Stories podem ser feitas por qualquer pessoa, seja você um criador individual ou uma empresa produtora de conteúdo, e mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexadas pelo Google.” Ou seja, a brincadeira não é restrita às grandes marcas da comunicação – todo tipo e tamanho de empresa pode criar.
Em resumo, antes as Web Stories ficavam restritas aos sites dos publishers, que dependiam de um esforço próprio para serem vistas. Com o Discover, ganharam uma nova forma de aparecer para os usuários e trazer tráfego relevante.
Ferramentas indicadas pelo Google para criar Web Stories
Se você se empolgou com a ideia de criar suas Google Web Stories, saiba que há algumas ferramentas bem legais para começar. Antes de mais nada, visite o mini-site específico para conhecer alguns exemplos bacanas e histórias que tiveram alto engajamento. Você ainda vai saber como criar links, monetizar e analisar os resultados de suas criações.
Uma curiosidade: o formato, aqui, é indicado para contar histórias maiores, com uma média de 10 slides. Nas redes sociais, o limite do interesse costuma não passar de 3. Ainda nesse tópico, o próprio Google indica ferramentas de criação para facilitar a sua vida. Veja só:
- MakeStories – ferramenta para criação
- NewsroomAI – ferramenta para criação
- Plugin do Web Stories para WordPress