Fiat e Guaraná Antártica: pontos de contato por meio de ações para o Futebol Feminino da seleção brasileira
As marcas Fiat e Guaraná Antártica apostam em ações relacionadas ao futebol feminino para engajar e ampliar visibilidade, seguindo a pegada publicitária de patrocínio da seleção feminina na Copa do Mundo.
Fiat e Guaraná Antártica apostam na seleção brasileira de futebol feminino para gerar vínculos com o público por meio de pontos de contato estabelecidos por narrativas que envolvam esporte, superação e emponderamento.
O esporte é uma arena de aproximação com o público ao gerar envolvimento emocional de forma orgânica.
Cientes disso, grandes marcas disputam a exclusividade de patrocínio de grandes times e atletas de alto rendimento.
Desta forma, com a Copa do Mundo de Futebol Feminino, as marcas passaram a estabelecer novas relações com o público por meio do patrocínio da modalidade feminina, galgando posicionamentos até então percebidos somente com o esporte masculino.
Diante desse novo ciclo, marcas utilizam como ponto de contato eventos esportivos menos badalados quando comparados com as partidas “blockbusters”.
Fiat e Guaraná Antártica movimentam campanhas publicitárias sob o escopo do Futebol Feminino
Esse foi o caso do Torneio Internacional Feminino iniciado no final de agosto, com a partida do Brasil versus Argentina.
De modo inusitado, a Fiat desenvolveu filme sobre um gol histórico para a modalidade em 1991. O lance ocorrido no primeiro Mundial de Futebol Feminino, na China, consagrou a ex-capitã Elane dos Santos como a primeira brasileira a marcar gols em mundiais.
Diante da ausência de registro por imagens, a jogada foi reconstituída em um vídeo veiculado nesta quinta-feira. O vídeo estreou no telão do Pacaembu, durante o intervalo da disputa.
Como parte de estratégia de comunicação integrada, um vídeo estendido de dois minutos também foi compartilhado nos canais oficiais da Fiat para contar mais detalhes desta narrativa.
A iniciativa da Fiat é fruto de parceria com o CRIE (hub de Conteúdo e Criação Digital da Fiat Chrysler) e a agência Leo Burnet TM.
Por outro lado, a marca Guaraná Antártica apostou em misturar torcedoras de Corinthians e Palmeiras para formar uma torcida única de apoio à Seleção Brasileira feminina.
A marca do refrigerante também iniciou neste ano uma campanha para valorizar e impulsionar patrocínios para o futebol feminino no país, incentivando outras empresas a apoiarem a modalidade.
Essa campanha do Guaraná Antártica contou com a atacante Cristiane, a meia Andressinha e a lateral-direita Fabi Simões.
As três atletas fizeram um ensaio fotográfico simulando a participação em propagandas de diversos segmentos, como beleza, produtos esportivos, cartão de crédito, entre outros.
A partir daí, as imagens foram negociadas com mais de 15 marcas e o valor arrecadado foi dividido entre as jogadoras e o projeto Joga Miga.
Diante do contexto e do novo momento proporcionado pela repercussão positiva da modalidade de futebol feminino, a expectativa é que os aportes de patrocínio sejam ampliados e mantidos de modo linear.
É preciso desde já começar a refletir também sobre as categorias de base, alcançando clubes e competições nacionais.
Ao perceber essa oportunidade, as marcas pioneiras não somente estarão apoiando uma causa de impacto social, como também construirão um caminho pelo qual poderão ser lembradas de modo diferenciado.
É a contribuição de marcas com geração de pontos de contato por meio de ações de patrocínio de esportes.