Fazer a conversão para o mobile é importante?
O número de pessoas se rendendo ao mobile a cada dia aumenta mais, no Brasil são mais de 168 milhões de usuários que utilizam smartphones.
Segundo 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, há uma alta de 9% em relação a maio de 2015, quando esse número era de 151,5 milhões. A estimativa para 2018 é que os usuários cheguem a 236 milhões.
Essa análise de dados permite materializar a importância do mobile, e podemos ressaltar como oportunidade o uso do canal para e-commerce e seus negócios. Dados indicam que 66% do tempo que usuários passam em sites de e-commerce acontece via smartphone. Mais do que isso, 61% dos usuários que navegam na internet em seus celulares, saem rapidamente de sites onde a navegação não é boa.
Mas como adaptar o conteúdo no layout do mobile? Devo desenvolver um aplicativo móvel? É vantajoso pro meu e-commerce?
Site responsivo
Criar um site responsivo é imprescindível para seus canais de venda online, pois proporciona melhor conforto visual e torna-se mais acessível para seus clientes, um template adaptado exclusivamente para o ambiente de dispositivos móveis, ou seja,
para telas de smartphones e tablets.
O custo de investimento e tempo é baixo, pois a plataforma desktop já está formada, sendo assim necessário apenas ajustes e algumas alterações para o mobile. Outra vantagem é pela tela ser pequena, não ter necessidade de códigos e arquivos grandes e pesados, isso facilita carregamento rápido e os usuários podem navegar por ele com mais facilidade.
Porém é necessário tomar cautelas em relação a experiência do usuário, devido a alguns fatores importantes. Deve-se pensar se o público destinado vai ter conexão constante com a internet, pois pode afetar o acesso ao site e consequentemente a baixa taxa de conversão.
Aplicativo móvel, vale a pena?
No caso do aplicativo, o investimento para criar um app é alto e custa mais tempo, pois ao contrário do mobile é preciso de um layout próprio e que esteja disponível em todos os sistemas operacionais de aparelhos móveis (Android, IOS, Windows Phone). Além de precisar de certo acompanhamento com atualizações e testes periódicos.
Mas com o aplicativo, ganha-se uma grande vantagem sobre o problema da conexão da internet, pois não há a necessidade do usuário estar conectado o tempo todo, para interagir com a empresa.
Com o uso mais frequente dos smartphones para os negócios, o e-commerce precisa facilitar o pagamento via mobile, para que torne-se uma vantagem e não um empecilho para o consumidor, ao realizar a compra online.
O comércio eletrônico tende a se expandir ainda mais com o mobile wallets ou carteira móvel, que dispensa o uso do cartão físico. A novidade compromete-se a aumentar a confiança e a segurança do consumidor no pagamento por essa plataforma, além de ser um ponto de interligação entre a loja física e virtual. Dessa forma, permite criar promoções exclusivas e disponibiliza ofertas segmentadas. Uma plataforma que permite a conexão entre o mcommerce, mpayment e mmarketing.
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