DuoSkin: tatuagem que controla aparelhos
DuoSkin é uma tecnologia, desenvolvida pela Microsoft Research e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que possibilita o uso de tatuagens inteligentes controladoras de dispositivos eletrônicos.
Assim, as imagens marcantes na pele adquirem novas utilidades e garantem interação com TVs, computadores e celulares que estejam dentro de um raio de proximidade.
Há duas versões: input em que a interface disponibiliza recurso similar ao touch screen e a tecnologia pode realizar controle de volume, dentre outras funcionalidades.
Já no output, informações do corpo humano são obtidas, como temperatura. As imagens são temporárias e os desenhos atendem a qualquer gosto.
O interessado somente precisa colar a folha dourada na pele com água e utilizar wireless para o fluxo dos dados.
O projeto está na fase de testes e não possui data para comercialização. Para quem não deseja esperar, é possível testar até o final do ano a pulseira Cicret, um ponto de contato contínuo na pele.
Este são novos avanços na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) e indícios do que podemos esperar do futuro com ainda maior proximidade da relação homem-máquina e consequentemente, novas experiências de consumo dos meios.
Profissionais de Comunicação e Marketing devem estar cada vez mais atentos não somente à internet das coisas, mas a todas as tecnologias disruptivas.