CONAR julga campanha do Governo
O CONAR julgará a campanha do governo para prevenção de acidentes no trânsito. As peças publicitárias criadas pela agência Nova/Sb geraram polêmica e foram criticadas pela população. Após essa repercussão negativa, o material impresso foi adaptado para minimizar erros de interpretação. Agora, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) abriu processo para julgar a publicidade.
A divulgação com o mote “Gente boa também mata” foi lançada no final de 2016. A comunicação tem como objetivo alertar sobre o perigo de acidentes involuntários e faz parte da operação “RodoVida” realizada em estradas de intenso tráfego de veículos, principalmente durante o verão com as festas de final de ano e Carnaval.
O CONAR foi acionado a partir de reclamações da sociedade, pessoas que ao serem impactadas pela mensagem entendem que a campanha promove associação equivocada entre boas práticas e acidentes fatais no trânsito. Segundo a entidade, a comunicação será julgada em até 40 dias, contando com o parecer do conselho de ética que autorregulamenta a publicidade no Brasil.
Embora as deliberações do órgão não tenham o respaldo legal, as decisões são pautadas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. De modo geral, as recomendações de alteração ou retirada da propaganda do ar são respeitadas pelas agências de publicidade e anunciantes envolvidos.
Em seus vídeos publicitários tanto os exageros da criação quanto dos reclamantes são alertados com frases como “Quem cria nem sempre vê o que há de errado, por isso a propaganda precisa do CONAR” e “O CONAR é responsável por regular a publicidade no Brasil e todos os dias recebe dezenas de reclamações, muitas são justas, outras nem tanto. Confie em quem entende, confie no Conar”
Acesse os vídeos aqui.