A comunicação e suas mudanças com a chegada do celular e dos aplicativos
Uma das áreas que mais foram impactada desde sempre, pela tecnologia, foi a da comunicação interpessoal, hoje é impossível viver sem a tecnologia para nos comunicarmos.
Desde que a internet chegou, formas tradicionais como o telegrama e o telefone foram postas em cheque, mas nunca tanto como em 2016. Para 2017 será ainda mais, cada ano que passa estamos mais apegados aos aparelhos eletrônicos.
Em 2016 a Justiça brasileira prestou um grande desserviço à população do país nas diversas vezes em que bloqueou o WhatsApp ao longo do ano, por outro lado, os períodos em que o aplicativo ficou impedido no território nacional, serviram para que pudéssemos perceber claramente como as coisas mudaram e como somos dependentes da tecnologia. E como o telefone – lembram dele? – Está realmente rumando para o seu fim e virando um objeto de museu.
E não estamos falando apenas das linhas fixas, estamos falando também das chamadas de voz que usam a rede de celular e não a da internet.
O WhatsApp é o mais popular, mas como a justiça nos faz lembrar, existem outros aplicativos por aí iguais ou melhores, como é o caso do Telegram cujo os recursos são copiados pelo WhatsApp.
A verdade é que, essa forma de comunicação é muito mais eficiente que o tradicional telefone ou mensagens em grupo em texto de voz. Mais recentemente, as ligações de voz integraram o cardápio desses aplicativos e com mais qualidade no áudio inclusive que as chamadas feitas pelas redes fixas e celulares de telefone.
Tem pessoas que ainda não aderiram a onda, mas logo, logo, irão trocar. E porque os aplicativos continuam evoluindo constantemente.
Confira também: Samsung busca rentabilização por anúncios em Smart TV