Como ganhar dinheiro com o YouTube?
Aumentar os recursos financeiros por meio do YouTube é uma questão recorrente entre produtores de conteúdo. Atento ao cenário, Google busca sair da caixinha e inovar com a diversificação de receitas, indo além da publicidade tradicional. Entenda como.
Enquanto aumenta o número de pessoas afoitas por seguir os passos das celebridades da internet, os astros reclamam dos dividendos vindos da publicidade.
Ao questionarmos produtores de conteúdo a respeito dos ganhos com publicidade, os mais sinceros alardeiam que não há como sobreviver com essa única fonte de receita. A maior parte dos recursos é oriunda de outras atividades, as quais são consequência do sucesso no YouTube.
Por um lado, o Google recebe dos grandes astros severos questionamentos relacionados à concentração de ações de comunicação em canais específicos.
Por outro, anunciantes pressionam a plataforma em relação à aparição de anúncios durante exibição de vídeos duvidosos, que repercutem pelo assédio moral ou discurso de ódio. Vincular as marcas às personalidades polêmicas nem sempre é uma boa estratégia.
Preocupadas com o domínio do YouTube na distribuição da publicidade e no direcionamento de público para os canais em virtude da configuração dos algoritmos, as principais estrelas têm investidos em aplicativo próprio para distribuir os conteúdos.
Esse foi o caso do Filipe Neto que lançou em 2017 seu próprio aplicativo para concorrer com o YouTube. Com plataforma própria, influenciadores conseguem obter maior controle em relação ao público e às ações de comunicação, além de estabelecer uma experiência mais personalizada.
Para sair da caixinha e propor novos modelos de negócios, o YouTube tem procurado se reinventar. Recentemente a plataforma lançou assinaturas pagas, bate-papos pagos e um novo programa de venda de mercadorias.
Desta forma, a plataforma tornou-se menos rigorosa com os YouTubers, facilitando a venda de mercadorias e potencializando a comercialização de assinatura mensal dos conteúdos. Para gerar maior aproximação com os fãs, a ferramenta Super Chat permite que o público pague para que o YouTuber dê destaque às suas mensagens em transmissões ao vivo.
Foi dada a largada. Quem já inovou, recebe o peso de manter-se na dianteira mesmo diante da atuação competitiva dos concorrentes, das severas críticas dos YouTubers e das retaliações dos anunciantes. Que venham novos negócios. Manter-se na liderança não é para todos.