A rede internacional de hipermercados Carrefour, reformula plataforma de vendas online e volta a ativa.
O Carrefour, rede internacional de hipermercados fundada na França em 1940, retoma as atividades no ecommerce.
Após 4 anos do encerramento de sua operação em vendas online, a empresa possui perspectivas de integrar a loja física com a virtual.
No primeiro momento, os produtos comercializados online pertencem às categorias Casa & Família e Eletrônicos e estão restritos para entrega na região sudeste. Aos poucos todo o território nacional estará coberto pela logística e em 2017, o player ampliará a venda para produtos alimentícios tal como já realiza os seus concorrentes Pão de Açúcar e Extra – este último . Com esta ação, o Carrefour espera ampliar seu market share.
De acordo com matéria publicada pelo Portal Ecommerce Brasil em 2012, ano em que houve o encerramento da operação online, um dos principais erros do grande varejista foi não permitir que o canal online atuasse de forma independente das lojas físicas, seguindo os mesmos fluxos do mundo offline e portanto, tonando os trâmites muito mais morosos. Outra questão pontuada foi priorizar a categoria de eletroeletrônicos para início das atividades
– setor em que outros grupos como B2W e Ponto Frio, já possuíam ampla experiência.
Uma possibilidade para driblar a concorrência seria se diferenciar no atendimento ao cliente, investir em tecnologia e visual da plataforma, em comunicação integrada e em política de preços considerando atuação omni channel.
Além de buscar eficiência e agilidade, características ainda mais essenciais para as vendas online.
Para essa nova tentativa, são muitos os desafios, mas o momento parece favorável para avançar.
Em janeiro deste ano, dados publicados pela Revista Exame apontam que Carrefour vem galgando resultados positivos e ampliando distância de seu principal concorrente – o Grupo Pão de Açúcar.
Uma clara ofensiva de market share que agora também terá disputa no mercado online.
Sobre as ações de comunicação, a empresa aguardará a evolução das atividades para posteriormente iniciar suas ações de divulgação.
Ok, uma etapa de cada vez.