Facebook e as novas mudanças no seu algoritmo

Facebook e as novas mudanças no seu algoritmo

Facebook e as novas mudanças no seu algoritmo

Facebook trouxe novas mudanças no seu algoritmo em 2018. Ano após ano o Facebook vem realizando mudanças em seus algoritmos que estão reduzindo a visualização de suas publicações por parte dos usuários em sua linha do tempo, também chamadas de feed.

EDGERANK

O algoritmos do Facebook é chamado de EDGERANK. Bem no início do Facebook, as publicações eram visualizadas por ordem cronológicas, com chegada do Edgerank isso mudou um pouco.

Isso por que o Edgerank nada mais é que um conjunto das regras definidas pelo Facebook para escolher o que é mais interessante pra você visualizar quando você acessa o Facebook.

É por isso que você sempre vê as publicações dos seus amigos mais próximos e não vê quase nada ou nada dos seus colegas mais distantes.

O Edgerank não é novo, mas sempre está sofrendo alterações para melhor se adaptar aos costumes de seus usuários.

Na atualização anunciada no início de 2018 muitas empresas sentiram o impacto de alcance de suas publicações, que caíram drasticamente.

Neste artigo vamos explicar como o Novo Algoritmo do Facebook poderá influenciar nos resultados do seu negócio no Facebook:

1 – Empresa x Pessoas

A primeira grande mudança do Algoritmo do Facebook em 2018:

  1. O Facebook dará mais importância aos perfis e aos grupos, ou seja, a interação entre pessoas está em primeiro lugar.

As pessoas vão até o Facebook para interagir com outras pessoas e não com empresas, por isso que o Facebook resolveu realizar este ajuste no algoritmo.

Pessoas geralmente geram conteúdos mais interessantes que empresas. Com a mudança do algoritmo, o alcance das páginas que já era baixo, agora está menor ainda.

2 – Conteúdo de Interação Autentica e de qualidade

O Facebook está mais inteligente e conseguirá decifrar que é uma interação manipulada de uma interação espontânea.

Para o novo algoritmo do Facebook, atitudes como as seguintes terão menor relevância para o Algoritmo do Facebook:

  • Curta para participar
  • Compartilhe e concorra
  • Comente e marque um amigo
  • Curtir ou Amei

Principalmente em páginas, conteúdos que geram interações autênticas são as que se assemelham com uma conversa.

A Empresa passa um ponto de vista, ou realiza uma enquete e os seus seguidores naturalmente respondem ou interagem com a marca.

3 – Conteúdos de baixo interesse: Menor relevância

Os conteúdos pouco interessantes ou sem nenhum interesse vão simplesmente desaparecer do Feed de notícias (linha do tempo) devido a atualização do Algoritmo do Facebook.

Ou seja, Notícias falsas (Fake News), informações sensacionalistas, ou publicações de baixo engajamento serão as primeiras a deixar de aparecer para os usuários do Facebook.

Alguns sites de notícias simplesmente declararam deixar de usar a plataforma, pois o esforço para a alimentação de sua página no Facebook estava oferecendo resultados insignificantes.

4 – Conteúdos importantes: Maior Relevância

Os conteúdos interessantes ou de alta relevância serão beneficiados com  a atualização do Algoritmo do Facebook. Estes conteúdos ainda terão seu espaço na linha do tempo de seus seguidores.

O grande desafio é: Como identificar e criar conteúdo interessante para os meus fãs.

Neste caso, não há uma formula mágica, é preciso identificar qual é a melhor forma de criar interação com o público e iniciar uma conversa com eles.

5 – Visualização Passiva da linha do tempo (Feed)

Um grande vício dos usuários do Facebook e Instagram é a visualização passiva da rede social. Esta atitude está na mira do novo Algoritmo do Facebook.

A visualização passiva é quando um usuário simplesmente fica deslizando o seu feed de forma constante sem realmente prestar atenção e dar valor ao conteúdo que está sendo exposto.

O Facebook entende que este não é um comportamento saudável, tanto para pessoa que usa o Facebook, nem para as empresas que estão presente na rede social e muito menos para o Próprio Facebook, pois isso faz com que as pessoas tenham, ao longo prazo, menos interesse na rede social.

É preferível que as pessoas dediquem menos tempo ao Facebook, mas que este tempo seja de maior qualidade.

Desta forma as pessoas irão clicar em anúncios mais interessantes e envolventes, o que também é muito relevante para as empresas. Em resumo, o Facebook quer mais interação dentro da rede social.

6 – Conteúdos iscas de engajamentos serão penalizados

O estimulo a engajamento que não é autentico será penalizado pelo Facebook com a redução de alcance. Ou seja, estimular cliques para acessar conteúdos fúteis ou de baixa relevância fora do Facebok.

Alguns exemplos de Conteúdos iscas de engajamentos são:

  • Promoções de curta e compartilhe;
  • Marque uma pessoa para concorrer um prêmio;
  • Jogos do tipo comente uma característica da pessoa acima;
  • Links para notícias sensacionalistas.

Em resumo, estimulo de ações banais e sem real valor para o usuário do Facebook terão menor ou nenhuma visibilidade de acordo com o novo Algoritmo do Facebook.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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