Como lidar com a sobreposição de públicos
Ter públicos sobrepostos não é necessariamente ruim, mas pode levar à baixa veiculação dos seus conjuntos de anúncios. Isso ocorre porque quando conjuntos de anúncios do mesmo anunciante vão acabar no mesmo leilão (ou seja, estão direcionando públicos parecidos), inserimos o que tiver o melhor histórico de desempenho e impedimos que os outros concorram pela exibição. Fazemos isso para que seus anúncios não concorram entre si, o que pode elevar os custos e levar ao uso ineficiente do seu orçamento. Você pode verificar se dois públicos que estiver utilizando estão se sobrepondo com nossa ferramenta:
- Acesse seus Públicos
- Marque a caixa ao lado dos públicos que você deseja comparar (até cinco)
- Clique em Ações > Exibir sobreposição de públicos
Observações:
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O primeiro público que você selecionar será listado como o “Público selecionado”. Todos os outros públicos aparecerão na seção “Públicos para comparação”. É possível alterar o público selecionado escolhendo um novo no menu suspenso, no canto superior direito da ferramenta. Você pode escolher entre qualquer um dos públicos que selecionou.
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Somente é possível conseguir informações úteis de sobreposição de públicos com pelo menos 10.000 pessoas, por isso leve isso em conta ao selecionar os públicos para comparação.
A ferramenta exibirá a “Sobreposição” e a “% de sobreposição do público selecionado”. A coluna “Sobreposição” exibe o número de pessoas que se encontram em ambos os públicos. A coluna “% de sobreposição do público selecionado” compara o número de pessoas em ambos os públicos com o número total de pessoas que estão no público selecionado, para informar a porcentagem da sobreposição. É por causa dessa coluna que o público selecionado fica separado do público para comparação. Aqui está um exemplo para ajudar na explicação:
Digamos que o público selecionado (que chamamos de Público A) tenha 1.000.000 de pessoas e o público para comparação (que chamamos de Público B) tenha 100.000.000 de pessoas e que os dois públicos tenham 800.000 pessoas em comum. O número 800.000 permanece constante, independente de que público estiver “selecionado” e de qual for a “comparação”. Entretanto, a porcentagem de sobreposição mudará se você trocar o que estiver “selecionado” e o que for “comparação”. Os 800.000 indicam que o Público B sobrepõe 80% do Público A. Entretanto, se o Público A passar a ser o público selecionado esse número vai ser alterar. O Público A sobrepõe somente 8% do Público B. Na prática, isso significa que é mais provável que a sobreposição dos dois públicos cause problemas de veiculação dos conjuntos de anúncios direcionados ao Público A do que os conjuntos de anúncios direcionados ao Público B.
Se a sobreposição de públicos estiver causando problemas:
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Consolide seus conjuntos de anúncios sobrepostos. Se algum dos conjuntos de anúncios estão direcionados para públicos muitos semelhantes, você verá os melhores resultados consolidando-os com um orçamento maior.
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Refine seu direcionamento. Aproveite o direcionamento baseado em comportamento, interesses, gênero, idade e/ou local para garantir que cada conjunto de anúncios tenha um público específico e diferente. Você também pode experimentar separar os Públicos Personalizados (de um pixel ou dos dados dos seus clientes) ou os Públicos Semelhantes (das pessoas semelhantes aos seus melhores clientes) para cada conjunto de anúncios.
A consolidação e o refinamento são formas opostas de resolver o problema. Um torna o público maior, e o outro, menor. A melhor opção será diferente para cada opção. Entretanto, uma ideia útil para ter em mente ao decidir é: Se dois públicos foram diferentes o bastante a ponto de você definir lances diferentes para conjuntos de anúncios direcionando um em comparação com o outro, procure mantê-los separados para refinar ainda mais. Ou então procure consolidá-los e combinar seus orçamentos.
Caso ainda tenha problemas, confira esse guia geral de solução de problemas.
Se tiver problemas com relação a Públicos Semelhantes, experimente as opções avançadas para criação de Públicos Semelhantes.