Filme Henfil
Assista ao documentário Henfil, no documentário registra uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores: tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil.
Além desse processo, o filme traz depoimentos de amigos e revelações sobre como o artista hemofílico lidava com sua doença e utilizava seus desenhos como instrumento de luta contra a censura política de sua época.
Link do vídeo: Henfil
Data de lançamento: 6 de dezembro de 2018 (1h 15min)
Direção: Angela Zoé
Elenco: Jaguar, Ziraldo, Lucas Mendes mais
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
O documentário “Henfil”, sobre o cartunista Henrique de Souza Filho, ganhou nesta terça-feira (3) seu primeiro trailer.
Com direção de Angela Zoé (“Meu nome é Jacque”), o filme foi selecionado para a a seção Retratos do Festival do Rio 2017, em mostra não competitiva (veja, abaixo, os horários de exibição).
O longa tem depoimentos de nomes como Ziraldo, Jaguar, Sérgio Cabral e Tárik de Souza, que relembram sua convivência com Henfil.
O material de divulgação informa que o documentário usa técnicas de animaçaõ em 2D e 3D. Também há imagens em película Super 8 e filmagens feitas pelo próprio Henfil, nas quais aparecem sua mãe, Dona Maria, a irmã, Glorinha, e o irmão, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Criador de personagens como Ubaldo, Graúna, Cangaceiro Zeferino, Bode Orelana e os Fradins, Henfil é considerado um dos maiores cartunistas do Brasil.
Foi publicado por veículos como “Pasquim”, “Realidade” e “O Cruzeiro”. Teve importante atuação no combate à ditadura militar.
Nascido em 1944, Henfil morreu em 1988. Era hemofílico e portador do vírus da Aids.
‘Henfil’ no Festival do Rio
- Sexta-feira, 6 de outubro, às 18h, no Cinepolis Lagoon 5 (só para convidados)
- Sexta-feira, 6 de outubro, às 18h, no Cinepolis Lagoon 6 (só para convidados)
- Segunda-feira, 9 de outubro, às 12h30, no Espaço BNDES
- Sexta-feira (13), às 16h, no Ponto Cine