Filme A Forma da Água
Filme A Forma da Água, Década de 60, em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local.
Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer).
Link do vídeo: A Forma da Água
Data de lançamento: 1 de fevereiro de 2018 (2h 03min)
Criador(es): Guillermo del Toro
Elenco: Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins mais
Gêneros: Fantasia, Drama, Romance
Nacionalidade: EUA
Filme A Forma da Água
Uma estória sobre um príncipe, um monstro e uma princesa sem voz. É dessa forma que o narrador descreve o romance entre Elisa (Sally Hawkins) e o homem anfíbio (Doug Jones).
Como de praxe, o diretor mexicano Guillermo del Toro adota um estilo conto de fada que, logo no início do filme, se expressa através da presença de um narrador. O prelúdio se assimila à abertura de um livro.
Incapaz de se comunicar por meio da fala, Elisa se expressa através de libras e olhares – que, por sinal, Hawkins faz de forma impecável.
Seus dois únicos amigos são seu vizinho e pintor Giles (Richard Jenkins) e Zelda (Octavia Spencer), com quem trabalha junto.
Ela é zeladora de um laboratório experimental secreto do governo americano que passa a manter em cativeiro um homem anfíbio.
Elisa se apaixona pela criatura que, assim como ela, não consegue se comunicar, e ambos acabam estabelecendo uma relação linguística, afetiva e até sexual.
Porém, como em todos os contos de fadas, existe um vilão. O Coronel Richard Strickland, interpretado pelo ator Michael Shannon, um homem fascista e chefe de segurança do laboratório, é o grande obstáculo para que Elisa consiga salvar o amor de sua vida.
Filme A Forma da Água
Guillermo del Toro, conhecido pelos seus filmes de fantasia, já foi indicado ao oscar pelo famoso O Labirinto do Fauno (2006) e agora com A Forma da Água concorrerá a 13 indicações:
Melhor filme, direção, atriz (Sally Hawkins), roteiro original, atriz coadjuvante (Octavia Spencer), ator coadjuvante (Richard Jenkins), direção de arte, fotografia, figurino, edição de som, mixagem de som, trilha sonora e edição.
Embora fantasioso, A Forma da Água não é um filme que deve ser visto de forma superficial, uma vez que, por ser uma fábula, transborda metáforas que se adequam a realidade.
A começar pelo contexto histórico em que a trama está inserida. Sobre as tensões da Guerra Fria, na década de 60, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam pelo domínio bélico e espacial.
Em meio a esse cenário, o machismo, a homofobia, o racismo e a xenofobia são fortemente retratados no filme.
A nostalgia é bastante presente no longa-metragem. A trilha sonora, os programas de televisão que Elisa e Giles assistem, o cenário e o figurino em tons esverdeados são explorados em demasia com caráter pictórico.
Alguns podem se incomodar com o maniqueísmo das personagens, os quais visivelmente se enquadram nos padrões de vilão, mocinha e herói.
As referências são perceptíveis, desde a direção artística até o enredo. A paleta de cores, o caráter singular de Elisa e a atenção aos detalhes lembram o Fabuloso Destino de Amélie Poulain; e a história claramente à Bela e a Fera.
Mas a originalidade e a marca registrada de Guillermo del Toro permanecem na harmonia entre o poético e o grosseiro, entre o belo e o feio, como o diretor trabalhou em O Labirinto do Fauno. O fato de ser uma fábula cheio de encantos não faz com que a crueldade deixe de existir.
A Forma da Água não é um filme para crianças, é um filme adulto, cujas cenas de violência e sexo são mostradas sem hesitação. É preciso a todo momento estar atento para compreender o âmago da história.
As metáforas percorrem desde as questões sociais até a subjetividade de cada personagem.
O final é mágico, mas ao mesmo tempo intrigante, o que provoca um grande debate entre os espectadores e deixa uma mensagem belíssima que só quem assiste com veemência é capaz de compreender.
a forma da agua filme completo dublado
a forma da agua filme completo dublado