Panorama dos Marketplaces: crescimento de 91%
Marketplace cresce 91% no Brasil de acordo com o estudo Panorama dos Marketplaces. Realizado pela Precifica, empresa especializada em monitoramento, com o apoio da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a pesquisa revela o aumento desse segmento.
Os dados reportam que a quantidade de sellers praticamente dobrou em volume, 7.448 em setembro de 2017 para 14.204 em setembro de 2018.
O levantamento monitora três relevantes sites com vendas online: Americanas.com, Extra.com e Walmart, sendo 29 departamentos contemplados. Ou seja, 88% do total de ofertas publicadas nessas lojas virtuais.
As categorias que mais representam esse crescimento são: “Tablet e Ipad”, com 266,7%, “Beleza e Saúde”, com 259,6%, e “Malas e Mochilas”, com 211,1%.
Por outro lado, as ofertas diretas, realizadas pela própria empresa responsável pelo shopping virtual, cresceram 64%, contra 38% das ofertas de terceiros. Este índice corresponde a 25% do total.
A importância do Marketplace para as empresas âncoras, responsáveis pelas lojas virtuais, pode ser percebida pelo volume de transações ou vendas concretizadas por interesse em produtos ofertados por terceiros.
O grupo B2W informou que no segundo trimestre de 2018, o marketplace deve representar mais que 50% do total de transações concretizadas pela empresa.
Esses dados indicam o destaque proporcionado pelo número de sellers na operação de vendas virtuais controladas por grandes empresas de e-commerce.
O cenário ainda aponta que os marketplaces tendem a manter ascensão no país. Vendedores e novos entrantes no mercado necessitam de ganho de capilaridade e apoio de grandes marcas para alavancar novos negócios.
Para saber mais, acesse.
Sobre o estudo Panorama dos Marketplaces
O Panorama dos Marketplaces no Brasil foi criado pela Precifica com o apoio da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), e tem se consolidado como uma referência para entender o crescimento dos principais marketplaces no país e ajudado varejistas a estabelecer parâmetros para identificar oportunidades de negócios. Trimestralmente, aprofundamos seu conteúdo para que ele possa cumprir seu papel com ainda mais precisão.
As informações contidas neste relatório são obtidas por meio da tecnologia de crawler, que consiste na captura de dados na internet de maneira sistêmica, utilizando robôs. Logo, todos os dados do Panorama são de conhecimento público e refletem uma captura contínua ao longo de 30 dias.
A abrangência dos dados está limitada aos produtos com estoque disponível durante o processo de captura, bem como à lista de departamentos mencionado no tópico anterior.
São consideradas todas as variações de um produto, tais como cores, voltagem, tamanhos, etc., o que nos referimos neste relatório como SKU (stock keeping unit).