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Pontos de Contato nas estratégias de Marketing

Pontos de Contato nas estratégias de Marketing

Pontos de Contato nas estratégias de Marketing

Pontos de Contato no ambiente digital devem ser tópico de atenção dos profissionais de marketing. Afinal, a interação positiva do consumidor com produtos, marcas e serviços são desafios a serem vencidos, monitorados e planejados. Saiba como gerenciar seu negócio sob esta ótica!

Para gerar experiência, pontes precisam ser construídas até o cliente. É preciso realizar planejamento, focar na dedicação e obter fonte precisa de dados.

O assunto é amplo e complexo, permeia a vivência e os hábitos de consumo. Talvez por isso a avaliação dos pontos de contato perca a relevância necessária nas etapas do Marketing.

É preciso ir além. Para o estabelecimento de objetivos de campanha e desenvolver o conceito de uma peça, busque refletir sobre a prévia experiência do consumidor.

Reflita sobre os Pontos de Contato de seu negócio.

Faça um exercício reflexivo entre a proposta do negócio e compare com a entrega, a percepção, a interação. Estabeleça métricas para quantificar os desvios nas entregas. A experiência negativa ou duvidosa precisa gerar indicadores. Caso exista qualquer ruído em algum dos pontos de contato, o Marketing 360º deve estabelecer medidas de gestão para solucionar o impasse.

Clientes impactados negativamente em determinado ponto de contato? Solucione com ações de Marketing in loco, evite a repetição e valide estratégia de comunicação voltada para fidelização. Busque reverter o contexto. Valorize suas vantagens competitivas e torne menos importante os desvios de percurso.

Para os clientes satisfeitos, reforce a experiência. Provoque interação. Esteja presente nos diversos canais. Atue de modo não excessivo, mas desejável. Seja útil e conveniente.

Busque uma jornada de experiência compensatória

Em todos os cenários, busque compreender e interpretar o estilo de vida do consumidor, hábitos e padrões cotidianos. Serão estas “deixas” que indicarão o percurso mais eficaz para a sua cadeia de pontos de contato, para a jornada de experiência compensatória para o negócio.

Ao reunir esses elementos, ficará mais evidente quais dos compostos de marketing necessitam de mais esforço para ajustes e maior disponibilidade de verba. Como numa atividade contínua, dentro de cada grupo, defina os canais de maior relevância para seu negócio.

Por fim, estabeleça uma espécie de missão de valor para cada um dos canais, indique o cenário ideal e valorize o relacionamento com o cliente. Lembre-se das combinações de pontos de contato e do efeito encadeado para o direcionamento de metas factíveis. Simule ajustes e reações de causa e efeito continuamente.

Com esta visão e aplicação prática, seu negócio estará voltado para a gestão dos pontos de interface e conexão com o cliente, os quais são essenciais para a garantia da satisfação e fidelidade do mercado consumidor, enquanto a rentabilidade e o diferencial competitivo são garantidos.

Sobre Cinthya Pires

Cinthya Pires Oliveira, Doutora em Mídia (Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Empreendedorismo e Inovação. Há 20 anos no mercado de Comunicação, também atua na área de Educação conduzindo cursos e palestras.

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