O Boticário gera rejeição em virtude de comercial com família negra
Para a campanha do Dia dos Pais, O Boticário resolveu retratar o cotidiano de um pai com seus filhos. Apesar de não inovadora, a narrativa atraiu atenção por outro motivo.
Ao contar com elenco negro, o vídeo gerou repercussão junto a internautas que questionam de modo ácido a representatividade.
O pai desengonçado que deseja se inserir nas brincadeiras dos filhos não foge às regras de narrativas para publicidade sobre o Dia dos Pais.
Desenvolvido pela agência AlmapBBDO, a peça valoriza a importância dos momentos entre pais e filhos e a necessidade de estar sempre presente.
Entra em cena, portanto, a busca pela representatividade, uma bandeira hasteada por O Boticário em diferentes temáticas.
Ao analisar o comercial do Dia dos Pais, com cerca de 18 mil dislikes, não é exagero indicar que o comercial está sendo alvo de campanha de ódio por retratar uma família exclusivamente negra.
Curioso que uma sociedade que nega a existência do racismo utilize outros discursos para apagar suas origens. Nesse caso, o singelo comercial, típico de família feliz, adquire nuances inesperadas para um país tão diverso como o Brasil.
O que deveria ser comum denota a necessidade de mais campanhas com atores exclusivamente negros.