CAMPANHAS DE VÍDEO TRUEVIEW NO YOUTUBE
As campanhas de vídeo trueview no youtube consegue trazer um resultado excelente e é uma tendência para social media considerar que o YouTube é o maior search engine do mundo e o vídeo o formato com mais potencial de envolvimento. É, por isso, importante que as marcas estejam atentas a soluções de advertising que estejam em sintonia com estas tendências sociais e o YouTube é uma plataforma muito interessante para fazer campanhas em regime TrueView.
Mas afinal o que é TrueView?
Já há muito tempo que o Google permite promover vídeos no YouTube mas o que distingue o TrueView de uma campanha de divulgação de vídeos regular é que neste tipo de campanha o utilizador tem controlo sobre os vídeos de publicidade que quer ver.
Isto é obviamente um boa notícia para os utilizadores, mas claro, também para as marcas porque assim só pagam quando um utilizador decide de facto ver o seu anúncio.
Existem 3 formatos disponíveis para as campanhas de TrueView à escolha dos anunciantes.
In-Search
O anúncio aparece nos 2 primeiros resultados de uma pesquisa no YouTube, assinalado como “AD”.
In-Stream
Este é um dos formatos mais usados e também na nossa opinião um dos mais interessantes.
O anúncio é mostrado antes do vídeo que o utilizador pretende ver, sendo que ao fim dos primeiros 5 segundos de anúncio o utilizador pode optar por continuar a ver ou saltar o anúncio, situação em que o anunciante não paga.
In-Display
Neste caso, quando o utilizador está a assistir um vídeo, o anúncio irá aparecer na barra direita junto aos vídeos sugeridos.
E qual é a vantagem das campanhas TrueView?
Tal como mencionado acima nas campanhas TrueView o anunciante irá apenas pagar quando o utilizar vê efectivamente o vídeo.
Assim para anúncios In-Search e In-Display o anunciante irá apenas pagar quando o utilizador clica para ver o seu anúncio, já nas campanhas In-Stream, para anúncios que tenham mais do que 30 segundos, o anunciante apenas paga quando o utilizador chega aos 30 segundos.
Em anúncios com menos de 30 segundos o anunciante irá pagar sempre que o utilizador veja a totalidade do anúncio.
Tal como em campanhas de AdWords onde é possível definir o CPC (Cost per Click) máximo que o anunciante está disposto a pagar por cada clique, nas campanhas de TrueView o anunciante pode definir o CPV (Cost per View) máximo que está disposto a pagar por cada visualização do seu vídeo.
É importante que a definição do CPV máximo da campanha seja bem ponderada pois é este valor que vai determinar a posição em que o anúncio é mostrado em relação a outros anúncios. Se este valor for muito baixo o anúncio poderá nunca ser apresentado ao utilizador.
Por fim, uma das principais vantagens do TrueView, é que, como é integrado na plataforma de anúncios do Google (Google AdWords), o anunciante tem acesso a todas as potencialidades da mesma, quer ao nível da parametrização de campanha, onde é possível segmentar o anúncio de acordo com o perfil geográfico, demográfico e interesses do utilizador, bem como na análise de desempenho da mesma, sendo possível ajustar diariamente as configurações da campanha de acordo com estes dados.