Publicidade na Internet: metade é inútil
Publicidade na internet ainda é desafio para anunciantes, agências de publicidade e veículos com origens tradicionais. De acordo com estudo da ComScore, mais da metade dos anúncios no mundo não têm a oportunidade de serem vistos.
No Brasil, 53% dos anúncios não chegam ao seu destino, gerando desperdício de verba. Técnica, relevância e estabelecimento de metas para cada ponto de contato são fundamentais.
A famosa frase de Henry Ford sobre investimento publicitário parece se manter atual inclusive para o ambiente digital.
Apesar dos indicadores, monitoramentos e ferramentas de otimização, o empreendedor poderia no século XXI repetir: “Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil!”.
A atuação dos ad blockers também demonstra importância: no Brasil, 14% dos usuários de desktop utilizam.
Anunciantes e veículos devem considerar formas de impactar diferentes audiências por plataforma para influenciar o alcance e a frequência. Internautas na faixa entre 15 e 24 anos, 26% mobile apenas.
Já aqueles entre 25 e 34 anos, 88% mobile, e mais de 55 anos, 77% desktop.
A escala e o envolvimento por usuário do desktop com vídeos dependem da faixa etária. No global, o estudo aponta que quanto mais jovens, mais vídeos são visualizados.
Do mesmo modo, esse grupo de indivíduos com faixa etária de 15 a 34 demonstra preferência por vídeos mais curtos. Em média menos 13% de minutos foram dedicados para cada vídeo.
Com relação ao impacto do mobile nas categorias, o ranking no Brasil é liderado pelas mídias sociais, seguida de notícias/informação, entretenimento e portais.
As médias de minutos por plataforma variam de acordo com a faixa etária. Quanto mais alta, menor o tempo gasto com mobile, embora o tempo dedicado para desktop permaneça estável.
Redes sociais mantém destaque entre os brasileiros e alavancam o consumo mobile. A audiência multiplataforma de redes sociais no Brasil é maior do que a soma das audiências da Argentina, México, Colômbia e Chile: 97.7MM unique users de redes sociais no Brasil, contra 96.7 MM unique users de redes sociais – ao somar Argentina, México, Colômbia e Chile.
O reinado continua. Facebook segue líder tanto em tamanho de audiência quanto em engajamento.
Representa 90% alcance público entre 18 e 34 anos e mais de 1.000 minutos como média mensal de consumo por visitante. Enquanto Facebook cobre todas as faixas etárias, Instagram, Twitter, Tumblr, e Snapchat atingem públicos mais jovens.
Os dados foram apresentados pela ComScore, empresa de pesquisa de mercado que atua no ambiente online e cross-plataforma. A apresentação, conduzida pela diretora Luciana Burger, destacou as principais perspectivas para o cenário digital.