Netflix é a marca mais amada
Netflix é a marca mais amada pelos consumidores do mundo. Este é o indicador obtido através do estudo inédito “Love Index”, realizado pela Accenture Interactive e pela Fjord, sua empresa de inovação e design.
Ir além da lembrança, das menções que reportam marcas “Top of Mind” é o principal objetivo do estudo. Para tanto, a pesquisa procurou entender como uma marca conquista a empatia das pessoas. Para definir essa relação amorosa, foram definidas duas perguntas: “O que faz com que as pessoas amem uma marca?” e “O que sustenta esse amor?”. Assim, foram definidos cinco fatores para avaliar as marcas, conforme percepção do consumidor:
- Divertido – Se prende a atenção de uma forma divertida;
- Relevante – Se fornece informações claras e personalizadas, relevantes para o consumidor e no momento certo;
- Engajador – Se se relaciona com o consumidor e se adapta às suas expectativas;
- Social – Se ajuda o consumidor a se conectar com os outros;
- Útil – Se simplifica tarefas e organiza aspectos da vida do consumidor.
De acordo com o estudo, mais do que experiências que gerem comentários e conversações, as marcas devem promovem experiências amadas pelos consumidores. Além disso, o bom relacionamento com determinada marca pode gerar “expectativas líquidas” em receber tratamento e serviço de qualidade das demais empresas. Caso o cliente não obtenha o mesmo retorno, pode gerar frustração e perda de fidelidade.
Por isso, Netflix, YouTube/Google e Apple revolucionam o mercado. Ao proporcionar níveis diferenciados de ótima experiência, essas marcas não somente são lembradas, como também amadas pelos consumidores. Estes, por sua vez, projetam expectativas e se tornam ainda mais exigentes para receber a mesma entrega de outras marcas e serviços.
Interessante observar a relação do público com a tecnologia, e as facilidades trazidas pela mesma, nesta escala de “casamento” ou “namoro” entre clientes e empresas. Neste caso, para aprofundar conhecimentos vale a leitura do livro “Lovemarks” – O Futuro além das marcas, de Kevin Roberts.
A pesquisa conta com 26 mil consumidores entrevistados no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ao todo, foram avaliadas 70 marcas, independentemente de suas ações no mundo físico ou digital. A seguir os resultados do Brasil:
1º Netflix
2º YouTube
3º Google
4ª Apple
5º Samsung
6º Sony
7º Facebook
8º Microsoft
9º WhatsApp
10º LG