Ovomaltine Gera Disputa por Milkshake
Ovomaltine, McDonald´s e Bob´s: triangulação que está rendendo muitos borburilhos ao longo da semana. Duas das principais redes de restaurantes fast-food travam a batalha do milk-shake com o achocolatado. A disputa representa esforço por ampliar share de mercado e lembrança de marca no segmento de shakes. Embora ambas utilizem o mesmo chocolate, apenas uma detém o direito de divulgar a marca.
A notícia de que a rede americana começaria a vender a partir de hoje, 14, o novo Mcshake Ovomaltine foi rapidamente pulverizada nas redes sociais e divulgada em diferentes meios. Porém, nas redes sociais o esforço de se manter top of mind do consumidor continua.
Além de outras mensagens que sinalizam o “momento histórico”, o post de hoje “Os clássicos do McDonald’s acabam de ganhar companhia. Experimente o novo McShake Ovomaltine #FinalmenteNoMc.” recebeu até o momento 77 mil reações, 2.188 compartilhamentos e dezenas de comentários com dedicatórias como “Já amamos o MC kkk agora o milk de ovomaltine no mc, deve ser mavilhosoo. Já quero…”
Enquanto isso, o Bob´s postou ontem mesmo um esclarecimento a altura “Não tem caô. O Milk Shake que você ama sempre vai estar no Bob’s, com os mesmos ingredientes e o mesmo sabor original.”, garantindo 76 mil reações, 4.864 compartilhamentos e mais de 5 mil comentários – muitos reafirmando a fidelidade: “É muito recalque da concorrência uma coisa dessas. Sucesso pro Milkshake sempre” e “Todos os milkshakes da concorrência são péssimos, creio que não mudará muito!!! Sou fiel ao eterno ovomaltine do Bob´s Brasil”
Até então esse ingrediente já era utilizado na sobremesa gelada, apenas não poderia utilizar a marca do achocolatado por questões contratuais.
Por outro lado, o Bob´s possui a receita com este sabor por pelo menos 57 anos, sendo que pôde divulgar seu produto acompanhado da marca Ovomaltine com exclusividade desde 2005, finalizando este ano. Ou seja, a partir de agora deverá ocultar o ingrediente principal e trocar o nome para “Crocante”.
Apesar de todo alvoroço, a mudança acontece somente no nome e na prática, os alimentos continuarão o mesmo, inclusive com os ingredientes adicionais que diferenciam a textura e paladar dessas bebidas. Percebemos, portanto, que além da disputa pelo aumento nas vendas, há uma batalha pela lembrança do consumidor em relação à rede mais tradicional no segmento. A mudança reforça o quanto a terceirização e parcerias influenciam nas estratégias de marketing e posicionamento em relação aos concorrentes, independente do setor e do porte da empresa.
Para a Globo.com, Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil, afirma: “Em março, relançamos nossa plataforma de milk-shake e o resultado tem sido um verdadeiro sucesso. Com isso, decidimos ampliar a categoria e trazer um produto muito solicitado pelo nosso público.
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