Electrolux aposta em pegada consciente para lançar campanha

Electrolux aposta em pegada consciente para lançar campanha

O mundo descarta cerca de um terço dos alimentos e diante desse problema, a marca direciona sua comunicação para questões sobre sustentabilidade

Electrolux direciona sua comunicação institucional para envolver o público com a causa da sustentabilidade por meio do consumo consciente de alimentos. De acordo com a Embrapa, os países descartam cerca de um terço do alimento produzido globalmente, o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas anuais.

Em paralelo, o Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por dia, segundo dados do Programa Mundial de Alimentos. Enquanto questão humanitária de combate à fome e de uso consciente dos recursos ambientais, o desperdício de alimentos tem sido pauta recorrente.

Diante do cenário, Electrolux lança a campanha #NãoJogaForaNoLixo em 2021. O planejamento de marketing dá continuidade a um plano de presença publicitária e midiática que iniciou em 2018.

O novo filme conta com versão de música originalmente interpretada por Sandra de Sá e adaptada na voz de Negra Li. O filme, criado pela DPZ&T ao lado da Soko, foi exibido na grade da TV Globo na final e na semifinal do Big Brother Brasil 21 para atingir um público grande.

“Essa é a grande mudança da Electrolux para os próximos anos: ser uma marca mais protagonista, com causa muito forte – que é a questão do consumo consciente e do bem viver – e uma marca que está olhando a jornada do consumidor”, declara Cristina Duclos, vice-presidente de marketing da Electrolux na América Latina.

Consumo consciente é tema de campanha da Electrolux
Electrolux: Consumo consciente embalado ao som de versão da música #JogaForaNoLixo de Sandra de Sá.

Posicionamento global voltado para o consumo consciente é a diretriz de Electrolux

O posicionamento da Electrolux acerca do tema de sustentabilidade permeia toda a estratégia de comunicação com os clientes desde outubro do ano passado, com a divulgação da plataforma que tinha como ponto de partida o desejo de melhorar a vida dos consumidores através do que a Electrolux oferece.

“A escolha foi falar de consumo consciente e como os nossos produtos podem ajudar numa escolha melhor”, explica a VP. Ela afirma, ainda, que a intenção da ação é posicionar a empresa como uma marca que oferece mais do que grandes eletrodomésticos, como geladeiras.

Além disso, a marca contratou figuras públicas como Rita Lobo, Silvia Braz e Lufe Gomes são embaixadores da marca nos pilares nos quais ela atua. A modelo e culinarista Rita Lobo atua no âmbito de taste – parte do território de cozinha da marca – e ensina, por exemplo, a utilizar alimentos que estejam sobrando na geladeira para preparar uma refeição e, assim, evitar o desperdício.

A continuidade da peça #NãoJogaForaNoLixo será dada a partir de um novo produto de refrigeração, bem como de outros aparelhos com funções de preparo de alimentos. De acordo com a vice-presidente de marketing, a Electrolux deverá lançar mais de 100 produtos diferentes na divisão de small products ainda neste ano.

O olhar para questões relevantes e cotidianas também pode ser observado na campanha #MaisAmorPelaSuaCasa que comemorou os 100 anos de história da empresa.

Confira o vídeo completo da campanha #NãoJogaForaNoLixo da Electrolux e deixe seu comentário a respeito do tema.

Electrolux: a marca no Brasil

AB Electrolux (Electrolux) é uma fabricante de eletrodomésticos multinacional sueca, fundada no dia 1 de agosto de 1919 e com sede em Estocolmo, Suécia. É a segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, em unidades vendidas, logo após a Whirlpool, vendendo mais de 40 milhões de produtos ao ano em 150 países.

Em 2011, a Electrolux tinha 58 mil empregados e registrou vendas na faixa de 101,6 milhões de coroas suecas. Atualmente possui 22 fábricas na Europa, onde detém 28% do mercado de eletrodomésticos. Os produtos da Electrolux são vendidos sob uma variedade de marcas (incluindo a sua própria), e seus produtos são destinados, principalmente, para o uso do consumidor, sendo também para uso profissional.

A chegada da marca ao país deveu-se pela aquisição da Prosdócimo, fabricante brasileira de eletrodomésticos da chamada “linha branca” (geladeiras, congeladores, fogões etc…) em 1996. Ali constitui-se a base da expansão da marca no Brasil.

No Brasil a empresa conta com quatro fábricas, sendo duas em Curitiba onde se fabricam refrigeradores e freezers, além de aspiradores e lavadoras de alta pressão, uma em São Carlos onde se fabricam lavadoras de roupa, freezers e fogões, e uma em Manaus onde se fabricam condicionadores de ar e microondas.

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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