Nova identidade visual da Globo para 2021: ponto de contato com público
Globo começa o ano com nova identidade visual que simboliza a união da marca nas diferentes plataformas.
Globo começou 2021 lançando sua nova marca. O cuidado na idealização do projeto gráfico demonstra a relevância da tipografia como forte ponto de contato com o público.
Assim, a identidade visual foi elaborada por equipe multidisciplinar e a partir de muitas sessões de consulta junto ao público, de forma a entender melhor os desejos de quem está no centro das decisões da Globo.
O projeto gráfico foi realizado idealizado para ilustrar os valores da empresa como pontos de contato compostos por brasilidade, proximidade, diversidade, senso de comunidade, liberdade e criatividade.
No vídeo com anúncio oficial com voz da atriz Taís Araújo, a empresa declara que o grafismo “representa uma empresa que cresceu” e traduz uma Globo “mais leve, mais próxima”.
O novo visual faz parte de uma nova Globo que surge da união da TV aberta, TV por assinatura, streaming e plataformas digitais.
A arquitetura da nova marca traz o uso de letras em caixa baixa para representar a proximidade com o público. As cores vibrantes refletem a natureza, e a tipografia arredondada foi idealizada para trazer a ideia de círculo e movimento.
Entre as mudanças, se destaca no projeto institucional o uso de uma tipologia em letra minúscula, de cantos arredondados e com espaçamento medido pela marca circular maior, além do reaproveitamento do leque de cores e formas clássico da empresa de broadcasting para o desenho de todos os símbolos e sinais da empresa. As oito cores também ganharam uma paleta de tons inspirados na natureza, com a forma circular se tornando central para refletir uma ideia de movimento e evolução.
Nas próximas semanas, a nova marca vai estar em assinaturas, crachás, plataformas digitais e em todo pacote gráfico de uma só Globo.