Home / PESQUISAS / Top of Mind 2016 – marcas mais lembradas
top of mind

Top of Mind 2016 – marcas mais lembradas

Top of Mind 2016 – marcas mais lembradas

Top of Mind, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, avalia a lembrança das marcas entre os brasileiros – resultado de sua exposição nos diversos pontos de contato das empresas. O estudo também é uma das principais referências no que diz respeito ao acompanhamento de brand awareness.

Realizado há 26 anos, o levantamento começou com 12 categorias de produtos e atualmente conta com 55 categorias de produtos e serviços pesquisados. Há também os chamados “Tops especiais”, marcas que se destacam entre o público masculino, feminino, regiões e performance – marca obteve maior crescimento em relação ao estudo anterior.

As estratégias de Marketing e Comunicação de grandes players contribuem para que a liderança de empresas como Coca-Cola e Omo sejam perpetuadas. Essas duas marcas foram as mais premiadas desde 1993, registrando maior número de respostas dos entrevistados quando questionados qual marca vem à cabeça, sem especificação de categorias de produtos ou serviços.

Porém, desde 2013 outros nomes entraram no circuito. Pelo quarto ano consecutivo, Coca-Cola (6%), Omo (6%), Nike (4%), Samsung (4%) e Nestlé (3%), dividem a liderança da pesquisa Top of Mind – o empate técnico ocorre devido à margem de erro da pesquisa.

Após a pergunta inicial “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”, sem menção de categorias, o entrevistador investiga as marcas mais lembradas em cada categoria: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em ____?”. Neste caso, as respostas são espontâneas e únicas.

Além da primeira marca mencionada, o Datafolha faz levantamento sobre outras marcas mais lembradas em cada categoria com a questão “E quais outras marcas de cerveja você lembra?” – nesse segundo momento as respostas continuam espontâneas, porém múltiplas. Esse escopo mais abrangente auxilia no levantamento de possíveis tendências em relação aos segmentos de produtos/serviços e monitoramento da percepção do público para implantação de análise 360º dos pontos de contato das marcas.

Confira os principais resultados:

    • Top of Top: Coca-Cola, Omo, Nike, Samsung, Nestlé

  • Top Alimentação: Sadia
  • Top Feminino: Risqué
  • Top Masculino: Pirelli
  • Top Meio-ambiente: Ypê, Natura
  • Top Higiene: Colgate
  • Top Performance: Samsung
  • Top Tecnologia: Samsung
  • Marca que representa o Brasil: Petrobras
  • Destaque Região Nordeste: Primor
  • Destaque Região Norte: DoBon
  • Destaque Região Centro-Oeste: Piracanjuba
  • Destaque Região Sudeste: Casas Bahia
  • Destaque Região Sul: Tirol

Confira outras pesquisas aqui!

 

 

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE O Brasil tem 207.660.929 habitantes, …