Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop

Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop

Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop

Omelete, site de entretenimento sobre temas como cultura pop, cinema, HQs, música, televisão e jogos, mapeou o perfil de seu público. A partir de parceria com o Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, foram formuladas mais de 100 questões.

O questionário online pode ser respondido durante 14 dias e contou com mais de 26 mil participações. O objetivo principal foi mapear o perfil do consumidor de entretenimento.

De modo sucinto, o fã de entretenimento está na faixa de 18 a 34 anos (68%), reside no Sudeste (60%), e possui alto nível de instrução – com ensino superior finalizado ou em curso (65%). Em relação aos aspectos econômicos,  a renda familiar fica entre 2 e 10 salários mínimos (64%) e grande parte faz compras online (91%).

Com relação ao acesso à internet, a média online é 10 horas online/dia, mas na pesquisa 41% se declaram online enquanto estão acordados. O smartphone é a plataforma mais utilizada para navegar na internet, com preferência de 60% dos respondentes. Destes, 37% acessam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

Conforme já reportado por outros estudos, os internautas do Omelete são multitelas. Enquanto assistem TV ou jogam videogame, 68% também usam o celular. Nas horas livres a preferência ainda é estar conectado à internet (27%), mas os jogos vêm na sequência (16%), à frente de hábitos tradicionais como ver TV (13%) e estudar ou ler (13%). O celular também é o aparelho favorito dos gamers: 58% jogam ao menos 1 vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.

Omelete aponta o destaque da DC e Marvel entre seu público

Em relação às histórias em quadrinhos, 75% dos entrevistados afirmam se dedicar a este tipo de atividade. Além disso, 55% preferem o papel, enquanto 25% já migraram para o computador e 12% para o mobile. Entre os leitores, 55% leram 10 ou mais HQs nos últimos 12 meses e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) permanece no pódio como o ator predileto pelo 4º ano seguido (10%), seguido de Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (a Viúva Negra) também manteve seu título de melhor atriz para o público (14%) pelo 3º ano consecutivo. Emma Watson aparece pela primeira vez na segunda posição (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Embora a Marvel domine com o sucesso de seus atores, o super-herói favorito é da DC Comics: Batman aparece no topo com 28%. E o gênero de filmes preferido é o de ficção científica (27%), em seguida vêm ação (18%) e aventura (13%).

Entre as melhores franquias de todos os tempos, Marvel (18%) e Harry Potter (13%) sobem para segunda e terceira posição, na sequência do clássico Star Wars (21%) – que também levou voto de melhor filme do último ano com Star Wars: O Despertar da Força (28%).

Já o universo dos games aparece bem representado: 83% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o FIFA 2016 (13%) o mais jogado nos consoles nos últimos 12 meses, seguido de Batman: Arkham Knight (9%). Entre os personagens favoritos dos jogos, Kratos (20%) lidera a lista, seguido de Mario (15%) e Pokémon (8%), graças ao famoso game mobile da Nintendo e Niantic, Pokémon Go.

Importante sinalizar que as informações divulgadas pelas empresas já partem de um filtro. Como as perguntas estiveram disponíveis no site Omelete, os respondentes são internautas e já buscam por notícias do segmento. Portanto, a análise dos dados deve considerar esta ressalva.

Confira também: Link

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Consumo dos meios e a pandemia do coronavírus

Consumo dos meios e a pandemia do coronavírus

Consumo dos meios e a pandemia do coronavírus Consumo dos meios com highlights em tempos …

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.