Home / PESQUISAS / Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop
Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop

Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop

Omelete e Ibope Conecta traçam o perfil do público de cultura pop

Omelete, site de entretenimento sobre temas como cultura pop, cinema, HQs, música, televisão e jogos, mapeou o perfil de seu público. A partir de parceria com o Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, foram formuladas mais de 100 questões.

O questionário online pode ser respondido durante 14 dias e contou com mais de 26 mil participações. O objetivo principal foi mapear o perfil do consumidor de entretenimento.

De modo sucinto, o fã de entretenimento está na faixa de 18 a 34 anos (68%), reside no Sudeste (60%), e possui alto nível de instrução – com ensino superior finalizado ou em curso (65%). Em relação aos aspectos econômicos,  a renda familiar fica entre 2 e 10 salários mínimos (64%) e grande parte faz compras online (91%).

Com relação ao acesso à internet, a média online é 10 horas online/dia, mas na pesquisa 41% se declaram online enquanto estão acordados. O smartphone é a plataforma mais utilizada para navegar na internet, com preferência de 60% dos respondentes. Destes, 37% acessam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

Conforme já reportado por outros estudos, os internautas do Omelete são multitelas. Enquanto assistem TV ou jogam videogame, 68% também usam o celular. Nas horas livres a preferência ainda é estar conectado à internet (27%), mas os jogos vêm na sequência (16%), à frente de hábitos tradicionais como ver TV (13%) e estudar ou ler (13%). O celular também é o aparelho favorito dos gamers: 58% jogam ao menos 1 vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.

Omelete aponta o destaque da DC e Marvel entre seu público

Em relação às histórias em quadrinhos, 75% dos entrevistados afirmam se dedicar a este tipo de atividade. Além disso, 55% preferem o papel, enquanto 25% já migraram para o computador e 12% para o mobile. Entre os leitores, 55% leram 10 ou mais HQs nos últimos 12 meses e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) permanece no pódio como o ator predileto pelo 4º ano seguido (10%), seguido de Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (a Viúva Negra) também manteve seu título de melhor atriz para o público (14%) pelo 3º ano consecutivo. Emma Watson aparece pela primeira vez na segunda posição (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Embora a Marvel domine com o sucesso de seus atores, o super-herói favorito é da DC Comics: Batman aparece no topo com 28%. E o gênero de filmes preferido é o de ficção científica (27%), em seguida vêm ação (18%) e aventura (13%).

Entre as melhores franquias de todos os tempos, Marvel (18%) e Harry Potter (13%) sobem para segunda e terceira posição, na sequência do clássico Star Wars (21%) – que também levou voto de melhor filme do último ano com Star Wars: O Despertar da Força (28%).

Já o universo dos games aparece bem representado: 83% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o FIFA 2016 (13%) o mais jogado nos consoles nos últimos 12 meses, seguido de Batman: Arkham Knight (9%). Entre os personagens favoritos dos jogos, Kratos (20%) lidera a lista, seguido de Mario (15%) e Pokémon (8%), graças ao famoso game mobile da Nintendo e Niantic, Pokémon Go.

Importante sinalizar que as informações divulgadas pelas empresas já partem de um filtro. Como as perguntas estiveram disponíveis no site Omelete, os respondentes são internautas e já buscam por notícias do segmento. Portanto, a análise dos dados deve considerar esta ressalva.

Confira também: Link

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE O Brasil tem 207.660.929 habitantes, …