Kantar: Tendências de Consumo no Brasil

Kantar: Tendências de Consumo no Brasil

Kantar: Tendências de Consumo no Brasil

A Kantar Worldpanel, instituto de pesquisa especializado em comportamento de consumo, realiza monitoramento contínuo sobre os hábitos de compra. E nesta terça, 13, divulgou o relatório Consumer Insights contendo informações consolidadas referentes ao primeiro semestre deste ano. A seguir os principais apontamentos:

O estudo aponta que há demonstração de reaquecimento do consumo de janeiro a junho de 2016 em relação ao ano anterior. Segundo o relatório, houve um aumento de 1,6% no número de unidades levadas para casa e um crescimento em valor deflacionado de 2,1%. Foi identificado que as classes médias e altas possuem destaque para essa recuperação: A/B1 registrou alta de 2,8% no quesito, a C1 marcou 1,4% de elevação. Já a DE apresentou queda de 6%.

Em termos geográficos, a Grande RJ perdeu o posto para Grande São Paulo, que teve alta de 6% em frequência, e para Norte/Nordeste, que se sobressaiu com os 6,8% positivos de unidades por viagem. É conveniente acompanhar a evolução desses dados para avaliar o possível impacto positivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, e também, a situação financeira do Estado do Rio de Janeiro que gera consequências no consumo do município.

O relatório Consumer Insights indica que as categorias que mais cresceram foram aquelas que necessitam de algum preparo. A percepção de que crianças fazem os responsáveis gastar mais foi comprovada. Os domicílios com crianças ajudaram na elevação das vendas de produtos, sobretudo aqueles licenciados por personagens famosos. Fora de casa, o público infantil ainda ocasiona um gasto maior com sorvete caseiro, chocolate, sorvete industrializado, pizza e sanduíche. O refrigerante, também presente na lista, por exemplo, está presente em 50% das ocasiões de consumo.

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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