Home / PESQUISAS / Principais Resultados do E-Commerce
e-commerce pesquisa pontos de contato_v

Principais Resultados do E-Commerce

E-Commerce e os seus Principais Resultados 

E-Commerce Brasil em parceria com Sebrae liberou os resultados da 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online. Antes de empreender, é importante conhecer os principais dados e informações sobre o segmento em que deseja atuar. A seguir apresentamos os principais insights do comércio eletrônico no país.

O estudo reporta que 5 em cada 10 operações de e-commerce (51%) no momento dão lucro. Em contrapartida, é necessário maior profissionalização e ampliar conhecimentos com consultas a especialistas. Dos 31% de empresas com canal físico, cerca de 12% já tiveram seu varejo online fechado.

As principais causas relatadas entre os que possuem loja física para o fechamento do e-commerce são: baixo faturamento (29%) e ausência de planejamento/conhecimento (27%). A média de idade das lojas virtuais é de quatro anos. E os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os maiores mercados, refletindo também a concentração de empresas fixadas no sudeste.

Dentre os entrevistados, 51% reportam lucratividade, enquanto 21% prejuízo. A média de pedidos mensais apresentou retração com 50, uma redução de 63% em relação a 2014 e 44% em relação a 2015.

No entanto, a taxa média de conversão equivalente a 1,5% – muito próximo dos resultados dos anos anteriores. Enquanto isso, a taxa de abandono de carrinho é igual a 34%, com resultado menor que nos dois anos anteriores. Estes índices podem indicar maturidade do comércio eletrônico, que combinado com planejamentos

A pesquisa utilizou metodologia quantitativa e foi realizada com 2.781 entrevistas no mês de junho de 2016. Entre os respondentes estão empresas que atuam somente no e-commerce ou em loja física e online, correspondente a 28% do mercado de varejo. Destes, 53% possuem e-commerce “puro” e 47% e-commerce misto, com loja física.

Confira as outras matérias que temos: aqui!

 

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE O Brasil tem 207.660.929 habitantes, …