Home / MARKETING / O quanto a tecnologia impacta nos Pontos de Contato?
Tecnologia touchpoints pontos de contato

O quanto a tecnologia impacta nos Pontos de Contato?

O quanto a tecnologia impacta nos Pontos de Contato?

Pontos de contato ou touchpoints sempre existiram assim como a sociedade em rede.

Porém, para a Administração do Marketing, os desafios de comunicar marcas, produtos e serviços, assim como construir negócios sólidos, se multiplicou diante de uma nova realidade social pautada pelas tecnologias.

Com as mudanças nos processos sociais trazidas pelos contextos histórico, cultural e econômico, podemos observar que a tecnologia se insere de modo mais incisivo nas atividades cotidianas. A cada década, novas conquistas e invenções conduzem a sociedade para cenários mais acelerados em que torna-se cada vez mais difícil discernir a atuação online do offline.

Assim chegamos ao cotidiano híbrido.

Se antes a interação somente poderia ocorrer face a face, atualmente há diversidade de pontos de contato.

Noutrora, além da comunicação oral, a escrita por carta com uso de transporte físico (Correios) era o método mais rebuscado, restrito a poucos alfabetizados.

E com o telefone, a comunicação se tornou ainda mais ágil.

O rádio surge como mídia eletrônica de massa e adquire destaque em relação ao jornal devido às peculiaridades de sua transmissão intimista com atuação ao vivo e estímulo ao imaginário social.

Na sequência, a inserção de outros meios e novas tecnologias, ampliam possibilidades de contato com o público enquanto também influenciam os comportamentos de consumo e decisões de compra. Conforme multiplicação de canais e estratégias para manter proximidade com o cliente, surgem novos desafios e demandas por estratégias acuradas para os pontos de contato.

Touchpoints – Pontos de Contato, tecnologia e análise 360º

Em paralelo, novos conceitos para os negócios, implantação de processos para otimização de resultados, redução de custos, produção em massa. Tanto a Administração quanto a Economia vislumbram oportunidades para geração do lucro através de atividades junto ao mercado – o Marketing.

Nesse ambiente, percebemos o quanto temos sido impactados num ambiente múltiplo, com exigência de que estejamos conectados todo os dias e em qualquer lugar.

É nesse ecossistema que as marcas procuram se inserir para se relacionar com o target.

Embora os pontos de contato sempre existiram, sem dúvida a atualidade proporciona multiplicação de possibilidades e complexifica a relação entre marcas e consumidores. Isso justifica a corrida pelo engajamento e melhores resultados de ROI, enquanto as tecnologias impactam os modelos desenvolvidos tanto quantitativa como qualitativamente.

Por isso, para obter uma visão detalhada e estratégica sobre como realizar a gestão dos pontos de contato das marcas, recomendamos análise touchpoints 360º. Cada ponto de contato ou canal de potencial relação entre marca e consumidor possui características que devem ser consideradas em níveis de adequação, de acordo com a natureza do negócio e o cenário no qual está inserido.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Spotify lança nova versão: experiência mais personalizada

Spotify lança nova versão: experiência mais personalizada

Spotify lança nova versão: experiência mais personalizada Spotify divulgou nesta terça (24), novas implementações no …