Home / MARKETING / Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?
starbucks marketing mensagem subliminar

Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?

Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?

Starbucks liberou nos EUA a nova versão de seus copos para o Natal. A embalagem verde trouxe desavenças, colocando a marca como alvo de críticas políticas.

A marca possui a tradição de estampar seus copos brancos de vermelho, mas desta vez, inovou com a cor verde em que um traço contínuo revela mais de 100 pessoas na embalagem. A ilustração de Shogo Ota teria como objetivo representar a relação próxima com amigos, baristas e clientes.

Porém, a proposta de conectividade e afetos da Starbucks não foi bem recebida por todos. Clientes partidários contra a candidatura de Hillary Clinton estão acusando a empresa de fazer “lavagem cerebral” com copo verde.

Embora, o CEO da marca já tenha apoiado a candidatura de Clinton no passado, o intuito da embalagem não foi provocar discórdia política ou promover mensagem subliminar. De acordo com Howard Schultz, a intenção era gerar união: “Em um momento decisivo em nosso país, o Starbucks quis criar um símbolo de união e que serve de lembrete de que nós compartilhamos dos mesmos valores e que precisamos ser bons uns com os outros”.

O que seria apenas uma ação de marketing com abordagem atual na mudança de embalagem – de modo muito menos arriscado do que a proposta da Jeep com referência direta da política em sua publicidade – , gerou burburinhos nas redes sociais e trouxe divisão entre os consumidores.

Enquanto alguns elogiaram a ação, a receptividade foi negativa para consumidores e sites conservadores. Sob o argumento de que Starbucks promove a onda liberal, nas redes sociais circula pedidos de boicote com a hashtag #BoycottStarbucks. Esse caso reforça o cuidado necessário com qualquer tipo de ativismo ou mensagem simbólica durante período eleitoral. E também, exemplifica que os ânimos sobre discussão de política nas redes sociais podem ser exaltados não somente entre brasileiros.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo Pantene aposta em garantir proximidade com …