Home / MARKETING / Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?
starbucks marketing mensagem subliminar

Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?

Starbucks possui embalagem com mensagem subliminar?

Starbucks liberou nos EUA a nova versão de seus copos para o Natal. A embalagem verde trouxe desavenças, colocando a marca como alvo de críticas políticas.

A marca possui a tradição de estampar seus copos brancos de vermelho, mas desta vez, inovou com a cor verde em que um traço contínuo revela mais de 100 pessoas na embalagem. A ilustração de Shogo Ota teria como objetivo representar a relação próxima com amigos, baristas e clientes.

Porém, a proposta de conectividade e afetos da Starbucks não foi bem recebida por todos. Clientes partidários contra a candidatura de Hillary Clinton estão acusando a empresa de fazer “lavagem cerebral” com copo verde.

Embora, o CEO da marca já tenha apoiado a candidatura de Clinton no passado, o intuito da embalagem não foi provocar discórdia política ou promover mensagem subliminar. De acordo com Howard Schultz, a intenção era gerar união: “Em um momento decisivo em nosso país, o Starbucks quis criar um símbolo de união e que serve de lembrete de que nós compartilhamos dos mesmos valores e que precisamos ser bons uns com os outros”.

O que seria apenas uma ação de marketing com abordagem atual na mudança de embalagem – de modo muito menos arriscado do que a proposta da Jeep com referência direta da política em sua publicidade – , gerou burburinhos nas redes sociais e trouxe divisão entre os consumidores.

Enquanto alguns elogiaram a ação, a receptividade foi negativa para consumidores e sites conservadores. Sob o argumento de que Starbucks promove a onda liberal, nas redes sociais circula pedidos de boicote com a hashtag #BoycottStarbucks. Esse caso reforça o cuidado necessário com qualquer tipo de ativismo ou mensagem simbólica durante período eleitoral. E também, exemplifica que os ânimos sobre discussão de política nas redes sociais podem ser exaltados não somente entre brasileiros.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

spotify for artists_pontos de contato

App para artistas é criado como novo ponto de contato do Spotify

App para artistas é criado como novo ponto de contato do Spotify Spotify desenvolveu um …