Publicidade na Internet: metade é inútil

Publicidade na Internet: metade é inútil

Publicidade na Internet: metade é inútil

Publicidade na internet ainda é desafio para anunciantes, agências de publicidade e veículos com origens tradicionais. De acordo com estudo da ComScore, mais da metade dos anúncios no mundo não têm a oportunidade de serem vistos.

No Brasil, 53% dos anúncios não chegam ao seu destino, gerando desperdício de verba. Técnica, relevância e estabelecimento de metas para cada ponto de contato são fundamentais.

A famosa frase de Henry Ford sobre investimento publicitário parece se manter atual inclusive para o ambiente digital.

Apesar dos indicadores, monitoramentos e ferramentas de otimização, o empreendedor poderia no século XXI repetir: “Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil!”.

A atuação dos ad blockers também demonstra importância: no Brasil, 14% dos usuários de desktop utilizam.

Anunciantes e veículos devem considerar formas de impactar diferentes audiências por plataforma para influenciar o alcance e a frequência. Internautas na faixa entre 15 e 24 anos, 26% mobile apenas.

Já aqueles entre 25 e 34 anos, 88% mobile, e mais de 55 anos, 77% desktop.

A escala e o envolvimento por usuário do desktop com vídeos dependem da faixa etária. No global, o estudo aponta que quanto mais jovens, mais vídeos são visualizados.

Do mesmo modo, esse grupo de indivíduos com faixa etária de 15 a 34 demonstra preferência por vídeos mais curtos. Em média menos 13% de minutos foram dedicados para cada vídeo.

Com relação ao impacto do mobile nas categorias, o ranking no Brasil é liderado pelas mídias sociais, seguida de notícias/informação, entretenimento e portais.

As médias de minutos por plataforma variam de acordo com a faixa etária. Quanto mais alta, menor o tempo gasto com mobile, embora o tempo dedicado para desktop permaneça estável.

Redes sociais mantém destaque entre os brasileiros e alavancam o consumo mobile. A audiência multiplataforma de redes sociais no Brasil é maior do que a soma das audiências da Argentina, México, Colômbia e Chile: 97.7MM unique users de redes sociais no Brasil, contra 96.7 MM unique users de redes sociais – ao somar Argentina, México, Colômbia e Chile.

O reinado continua. Facebook segue líder tanto em tamanho de audiência quanto em engajamento.

Representa 90% alcance público entre 18 e 34 anos e mais de 1.000 minutos como média mensal de consumo por visitante. Enquanto Facebook cobre todas as faixas etárias, Instagram, Twitter, Tumblr, e Snapchat atingem públicos mais jovens.

Os dados foram apresentados pela ComScore, empresa de pesquisa de mercado que atua no ambiente online e cross-plataforma. A apresentação, conduzida pela diretora Luciana Burger, destacou as principais perspectivas para o cenário digital.

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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