Home / MARKETING / O que é marketing?
O que é marketing

O que é marketing?

O que é marketing?

Você sabe o que é Marketing? Hoje em dia, ouvimos muito no mundo dos negócios, da comunicação e das mídias sobre a palavra marketing, basicamente tudo é marketing! Mas você sabe o que de fato essa palavra quer dizer?

Neste artigo abordaremos:

Conceito, utilização das estratégias básicas do marketing (os 4P’s), objetivos do marketing no mercado e seus desdobramentos.

CONCEITO

Market é uma palavra originária da língua inglesa que quer dizer “mercado”.

Logo marketing  pode ser traduzido como “mercadologia.  E nessa construção de pensamento podemos perceber que o marketing estuda os mercados e consequentemente suas causas, objetivos e resultados, visando sempre atender as necessidades do cliente a partir de uma estratégia aplicada.

Por falar em estratégia, vale lembrar que o marketing é um conjunto de estratégias e técnicas que tem como principal objetivo agregar valor à determinada marca ou produto, a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores.

Este conceito aprofunda-se em tudo que envolve este processo, como a produção, logística, comercialização e pós venda do produto/serviço.

 

4P’s DO MARKETING

A utilização do conceito se aplica aqui. Os 4P’s são também conhecidos como MIX de MARKETING e são as 4 estratégias básicas do marketing, que serão utilizadas para  atuar e influenciar no posicionamento da empresa competindo com outras empresas do mesmo segmento, a fim de que haja resultado para a mesma e o mercado responda a esses investimentos realizados a partir dessas estratégias.

Mas o que são os 4P’s?

  • Preço: A partir da palavra é fácil a dedução de como essa estratégia  pode ser utilizada.

Preço refere-se ao valor e em como será cobrado do cliente o seu produto.

São definidas as formas de pagamento, tipos de desconto, prazo de pagamento, custo da produção, margem de lucro da empresa.

Basicamente tudo que está relacionado ao valor monetário é definido nesta parte.

  • Praça: Refere-se ao local em que o produto será distribuído ou comercializado, mas não somente isso.

Aqui define-se também de que forma  produto chegará (qual será o tipo de transporte), quais serão os canais de distribuição.


Define-se a quantidade de produtos que estarão no estoque para que seja suficiente e possa cobrir a demanda do local.

Assim como são definidos  os horários e dias de funcionamento e a forma de entrega.

Todos os processos pertinentes a logística são muito bem estudados para que as estratégias sejam eficazes nesta etapa do marketing.

  • Produto: Refere-se a tudo que envolve o mesmo como: design, qualidade, variedade (cor, tamanho, sabor, fragrância etc), embalagem, tamanho, garantia, devolução, características, serviços e nome da marca.


Esta etapa é bem importante é algo tangível que está sendo disponibilizado pela empresa ou marca aos seus clientes, além de ser um modo de representar a  preocupação da empresa em atender as necessidades do cliente. Por isso é fundamental deixar muito claro as características do produto,  pois ele será o “cartão de visita” da empresa que o está anunciando.

  • Promoção: Esta última etapa refere-se a forma em que serão aplicadas as estratégias para que o produto ou serviço seja divulgado, e nesta parte entra a publicidade.


Aqui são definidos os canais em que será feita a comunicação, ocorrerá a promoção de venda e  como serão realizadas.

Como pudemos observar até agora, o Marketing é muito mais do que as pessoas andam definindo por aí.

Mas depois de sabermos conceito deste termo e suas principais estratégias é preciso saber quais objetivos o marketing deseja alcançar.

Se você não quer ter todo esse trabalho, a Agência Alcateia Media & MKT pode te ajudar. #ficaAdica 🙂

Screenshot_24-300x257 O que é marketing?

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Google Cloud Plataform - Computação em Nuvem

Google Cloud Plataform – Computação em Nuvem

Google Cloud Plataform – Computação em Nuvem Com o Google Cloud Platform, você pode construir e …