Home / MARKETING / Netflix x Globo: a batalha do streaming
supermax globo streaming v

Netflix x Globo: a batalha do streaming

Netflix x Globo: a batalha do streaming

Netflix e Globo são empresas que dispensam apresentação diante da relevância de cada uma delas em seus segmentos de atuação. A primeira possui 19 e a segunda, 51 anos, mas o mercado de streaming de vídeo é desterritorializado gerando reconhecimento internacional, enquanto o mercado de televisão aberta é consagrado nos países de origem com exportação de alguns conteúdos. No caso do Brasil, destaque para as novelas, embora as séries gerem não somente crescimento de base de fãs como engajamento.

É ai que entra a disputa. Os fandons, diminutivo da expressão “fan kingdom” ou reino dos fãs tem chamado atenção das empresas de mídia, sobretudo com as séries. Essas pessoas não somente assistem, como fazem divulgações, campanhas, montagens e memes. Ou seja, há um nível de engajamento que atinge outras proporções com a atuação da juventude produtora de conteúdo, os prosumers (produtor e consumidor).

Atenta a esta tendência, a Rede Globo de Televisão continua suas experimentações em divulgar conteúdos na internet antes mesmo da TV. A partir de 16 de setembro, os assinantes da plataforma de vídeo on demand (VOD) Globo Play poderão assistir na íntegra 11 episódios da série Supermax” – assista ao trailer de uma só vez, enquanto somente no dia 20 estreará na TV, com exibição às terças-feiras. Esse aplicativo foi lançado no início do ano e possui base de mais de 8 milhões de downloads, permitindo acesso através da web, smartphopnes, tablets, TVs conectadas e chrome cast.

Lembrando que a emissora já lançou o capítulo zero da novela “Totalmente demais” na internet e também episódios de séries como “Ligações Perigosas” e “Justiça”, porém, está é a primeira iniciativa de liberar uma temporada inteira. A exceção está na disponibilidade do último episódio que será exibido simultaneamente em ambas plataformas. Com estes testes, a emissora intensifica a distribuição crossmedia, fortalece sua atuação na internet e potencializa oportunidades de negócios de publicidade nas duas frentes.

Além disso, o uso de plataformas digitais possibilita análise de dados e maior compreensão sobre os hábitos de consumo do espectador. Com esta estratégia, Netflix tornou-se uma potência ao desenvolver conteúdos a partir de experiências e comportamentos dos usuários. A Globo, pelo visto,  pretende seguir o mesmo percurso ao mencionar oficialmente que “o Globo Play tem permitido que a Globo faça experimentações com a distribuição de seus conteúdos, entendendo e acompanhando novos hábitos do público”.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Você sabe o que é Similarweb?

Você sabe o que é Similarweb?

Você sabe o que é Similarweb? O similarweb é uma empresa de inteligência de mercado …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *