Home / MARKETING / Netflix é a marca mais amada
Netflix é a marca mais amadas

Netflix é a marca mais amada

Netflix é a marca mais amada

Netflix é a marca mais amada pelos consumidores do mundo. Este é o indicador obtido através do estudo inédito “Love Index”, realizado pela Accenture Interactive e pela Fjord, sua empresa de inovação e design.

Ir além da lembrança, das menções que reportam marcas “Top of Mind” é o principal objetivo do estudo. Para tanto, a pesquisa procurou entender como uma marca conquista a empatia das pessoas. Para definir essa relação amorosa, foram definidas duas perguntas: “O que faz com que as pessoas amem uma marca?” e “O que sustenta esse amor?”. Assim, foram definidos cinco fatores para avaliar as marcas, conforme percepção do consumidor:

  • Divertido – Se prende a atenção de uma forma divertida;
  • Relevante – Se fornece informações claras e personalizadas, relevantes para o consumidor e no momento certo;
  • Engajador – Se se relaciona com o consumidor e se adapta às suas expectativas;
  • Social – Se ajuda o consumidor a se conectar com os outros;
  • Útil – Se simplifica tarefas e organiza aspectos da vida do consumidor.

De acordo com o estudo, mais do que experiências que gerem comentários e conversações, as marcas devem promovem experiências amadas pelos consumidores. Além disso, o bom relacionamento com determinada marca pode gerar “expectativas líquidas” em receber tratamento e serviço de qualidade das demais empresas. Caso o cliente não obtenha o mesmo retorno, pode gerar frustração e perda de fidelidade.

Por isso, Netflix, YouTube/Google e Apple revolucionam o mercado. Ao proporcionar níveis diferenciados de ótima experiência, essas marcas não somente são lembradas, como também amadas pelos consumidores. Estes, por sua vez, projetam expectativas e se tornam ainda mais exigentes para receber a mesma entrega de outras marcas e serviços.

Interessante observar a relação do público com a tecnologia, e as facilidades trazidas pela mesma, nesta escala de “casamento” ou “namoro” entre clientes e empresas. Neste caso, para aprofundar conhecimentos vale a leitura do livro “Lovemarks” – O Futuro além das marcas, de Kevin Roberts.

A pesquisa conta com 26 mil consumidores entrevistados no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ao todo, foram avaliadas 70 marcas, independentemente de suas ações no mundo físico ou digital. A seguir os resultados do Brasil:

1º Netflix

2º YouTube

3º Google

4ª Apple

5º Samsung

6º Sony

7º Facebook

8º Microsoft

9º WhatsApp

10º LG

Confira também!

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo Pantene aposta em garantir proximidade com …