Moda: união de branding e performance

Moda: união de branding e performance

Moda: união de branding e performance

A comunicação como principal aliada do varejo na entrega de resultados

A indústria brasileira de moda é responsável por movimentar mais de R$ 170 milhões em vendas. Esse indicador é consequência de estratégias de Marketing, incluindo branding e ações focadas em performance.

Mas, por trás de todo o glamour, o varejo se revela como uma arena de acirrada competição, em que as peças do tabuleiro se movimentam intensamente para garantir os melhores resultados. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 50 maiores redes de franquias do país em número de unidades, 14% são voltadas ao segmento de moda e vestuário.

Ou seja, enquanto há pulverização de pontos de vendas, ocorre a concentração de retorno em algumas poucas marcas do setor da moda como Hering e Piticas – as únicas disponíveis no ranking das 50 franquias. Mais do que conveniência em estar próximo do cliente, as lojas físicas funcionam como reforço de marca, importante ponto de contato.

Porém, se na arena do varejo, a comunicação integrada do negócio é subdimensionada diante dos desafios impostos por administrar um empreendimento, a perda de relevância pode impactar diretamente nas finanças. Felizmente há métodos para reverter um cenário de risco e maximizar resultados com branding e performance.

Branding e performance serão eternos aliados

Na indústria da moda não pode ser diferente. O Marketing deve ser compreendido através do uso de ferramentas adequadas para gerar reconhecimento de marca e retorno sobre o investimento (ROI).

Identificar os principais pontos de contato de um negócio varejista com seu consumidor final e estabelecer comunicação eficaz é tão importante quanto identificar o ponto de venda ideal para o negócio.

O consumidor precisa saber onde você está localizado, reconhecer o que comercializa e manter a lembrança de sua loja ou marca. Seja para ele mesmo ou para realizar indicações. Para isso, estratégias focadas em performance viabilizam que informações de escala alcancem as pessoas nos mais diversos momentos, mensurando o impacto em todos os canais e pontos de contato.

Isso torna possível acompanhar a dinâmica das ações de comunicação e monitorar as visitas nos canais – físicos ou online, de modo a garantir a otimização de recursos deslocados para investimentos em Marketing.

Se a cada ano o mercado da moda cresce e se reinventa, por outro lado, as ações de comunicação integrada de Marketing também precisam evoluir. Acompanhar as demandas do mercado. Atender as necessidades dos empreendedores. Enfim, entregar resultados que performam bem para a marca e para o retorno financeiro do varejo.

Sobre Cinthya Pires

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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