Home / MARKETING / Marketing e os Pontos de Contato
telefone-pontos-de-contato-marketing

Marketing e os Pontos de Contato

Marketing e os Pontos de Contato

Marketing pode ser interpretado de diferentes modos. Disciplina, ciência ou arte. Logo, a definição de posicionamento e o entendimento sobre o sistema de pontos de contato (touch points) é imprescindível. Seja para a prestação de serviços ou para a venda de produtos.

É inegável que “fazer mercado” envolve exercício para entrega de resultados. O posicionamento de Marketing coerente com os objetivos da empresa proporciona competitividade a partir da entrega de ofertas e valor orientados pelos interesses do cliente.

Nesse caso, as estratégias devem ser elaboradas para gerar oportunidades de vínculos com os clientes. Ações mal executadas podem causar rejeição, perda de credibilidade e a negativação de pontos de contato. Um exemplo?

Telefonemas insistentes para oferecer uma nova oferta ou outros serviços fazem parte da rotina dos bancos. Há metas a serem atingidas e os gestores possuem duas opções para ampliar o faturamento: ampliar a carteira de clientes ou saturar os atuais correntistas com aumento da cesta de serviços, cartões de créditos e afins.

Neste caso, é negativado o telefonema – ponto de contato fundamental para estreitar a relação com o cliente, mas que deve ser devidamente estruturado para a entrega de resultados. A reação? Um cliente insatisfeito, contatado quando não identifica suas próprias necessidades (valor na oferta) e num momento inapropriado (conveniência). Do outro lado, um funcionário desmotivado que começa a suspeitar de suas qualificações para a atividade de vendas.

Tornar mecânico um procedimento estratégico pode anular resultados e gerar esforços desnecessários. Para evitar a negativação, os pontos de contato devem ser entendidos como sistemas complexos em rede que permitem desenvolver relação eficiente com o cliente. Sua execução de acordo com as estratégias de Marketing é essencial para elaboração de parâmetros, avaliação e monitoramento com contínuas adaptações.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Correios irá exigir nota fiscal no despacho de encomendas

Correios irá exigir nota fiscal no despacho de encomendas

Correios irá exigir nota fiscal no despacho de encomendas No início de 2018 trará mudanças …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *