Home / MARKETING / Marketing Digital: um olhar social
marketing digital fenomeno social pontos de contato_v

Marketing Digital: um olhar social

Marketing Digital: um olhar social

Marketing Digital pode ser definido como o conjunto de iniciativas desenvolvidas através de tecnologias digitais para tornar um produto, serviço ou marca reconhecido por um público. Para a conexão entre target e produto/serviço são realizadas abordagens distintas que se complementam com intuito de garantir a qualidade da experiência do target nos touchpoints – os chamados pontos de contato.

Nisto, a estrutura de background operacional deve ser implementada com primor para garantir uma percepção adequada do negócio. Por exemplo, um site pode ter diferentes funções no planejamento estratégico da empresa, mas independente do seu objetivo final, este se configura como ponto de contato que representa a organização, possibilitando que o público obtenha percepções da mesma.

Nesse ponto, é sobre os fluxos comunicacionais e processos sociais que ramificam dos canais de conexão empresa-mercado-consumidor que desejamos nos concentrar nesse momento.

Marketing: Tradicional versus Digital

Marketing Tradicional nasce com a prerrogativa de apresentar produtos e serviços aos consumidores, focando em seus atributos. Com a complexificação dos processos sociais, cresce o interesse em compreender de modo mais aprofundado os hábitos do cliente/consumidor.

As ferramentas de comunicação até então utilizadas de modo qualitativo, pautadas em percepções e abordagens intangíveis passam a ser compreendidas a partir de técnicas, levantamentos estatísticos e leitura de índices. Daí, a maior relevância de estudos de pesquisa e empresas com soluções de mídia.

Por outro lado, as ações de Marketing Digital, que devem compor as estratégias gerais de Marketing, nascem num ambiente técnico, numérico, voltado para performance, comprovação de resultados e monitoramento diário, real time.

Na prática, isto significa que as ações de comunicação provenientes do Marketing Tradicional e do Marketing Digital possuem bases distintas de aplicação, mas que devem ser complementares e integradas, compondo o plano de negócios da empresa. São duas faces da mesma moeda.

Porém, mais do que isso, indica que a publicidade online vem sobrecarregada de pré-requisitos e obrigações que originalmente a atividade de divulgação não estava sujeita. Isto gera bloqueios na criatividade e repetições de fórmulas. Por isso, o plano de Marketing Digital e todos os seus desdobramentos devem prever o “começar do zero”, permitindo a observação e o reinventar-se.

Isto somente é possível se houver um deslocamento de olhar para os pontos de contato e as relações estabelecidas nos canais. Ou seja, um equilíbrio entre análise de dados e busca por compreender os fenômenos sociais, a rede pulsante de relações entre empresas, marcas, mercado e consumidores.

Confira outras matérias aqui!

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Você sabe o que é Similarweb?

Você sabe o que é Similarweb?

Você sabe o que é Similarweb? O similarweb é uma empresa de inteligência de mercado …