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Hotjar – Heatmaps, registros de visitantes e funis de conversão

Hotjar – Heatmaps, registros de visitantes e funis de conversão

Hotjar Heatmaps, registros de visitantes e funis de conversão – Já imaginou uma ferramenta que coleta dados dos usuários que visitam e interagem com o conteúdo do seu site e indica quais pontos precisam mudar para que haja um melhor aproveitamento do site como um todo?

Essa ferramenta já existe! E além disso está sendo muito utilizada no mercado.

Ela é funcional e precisa, além de trabalhar com métricas, mas calma que não é o que você está pensando, ela não substitui o Google Analytics, continue lendo este artigo e descubra mais desta ferramenta.

O que é o HOTJAR?
Muitas pessoas acreditam que o HOTJAR é um concorrente do Google Analytics uma vez que ele trabalha com métricas também.  Mas isso não é verdade!

O HOTJAR é uma ferramenta complementar aos dados já fornecidos pela plataforma do Google Analytics, que torna mais precisa a reformulação das estratégias para os objetivos que não deram certo em outra campanha além de perceber através dos dados o que realmente o usuário necessita.

Pra que serve esta ferramenta?

A utilidade desta ferramenta está em perceber em quais áreas do site são mais intensas as ondas de calor em em quais outras áreas do site em questão são menos intensas essas ondas.

Mas o que são as ondas de calor?

As ondas de calor são marcadas por cores e números que ajudam a identificar em quais áreas do site houve maior interação do usuário, e a partir dessas ondas calor é fácil entender quais “detalhes”precisam ser mudados para que o site seja mais interativo e seja prático para o tipo de público que aquela empresa ou aquele blog deseja alcançar.

Outras funcionalidades do HOTJAR


Registro individual de visitas: esta função permite fazer um registro de cada visitante do site.

Tal como o mapa de calor, são registrados cliques, toques e rolagem de página, porém com um propósito diferente.

A visão detalhada do comportamento do visitante ajuda a identificar problemas com a usabilidade do site, por exemplo, e fazer ajustes rapidamente.

Funciona muito bem para validar ideias em testes A/B.

Funil de conversão:É o registro da trajetória completa do visitante até sua conversão em um Lead.

Esta função ajuda a identificar obstáculos e outros motivos para o visitante abandonar o site antes da conversão.

Forms analytics: você pode analisar o comportamento do visitante diante a um formulário:

quais campos demoram mais a serem preenchidos, quais são deixados para trás e em qual campo os usuários costumam abandonar o formulário são alguns exemplos do que pode ser observado.

Pra quem essa ferramenta é útil?

O HOTJAR é uma possibilidade bastante funcional para as empresas ou blogs que desejam otimizar seu endereço digital seja bem “explorado” pelo usuário.

O HOTJAR não é uma ferramenta gratuita, ela possui alguns planos que vão de acordo com os pageviews diários do site (20.000 até 400.000).

Ou seja é uma mecanismo para endereços digitais com muitos acessos, por exemplo páginas de notícias, e-commerce entre outros.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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