Home / MARKETING / Fazer a conversão para o mobile é importante?
Fazer a conversão para o mobile é importante?

Fazer a conversão para o mobile é importante?

Fazer a conversão para o mobile é importante?

O número de pessoas se rendendo ao mobile a cada dia aumenta mais, no Brasil são mais de 168 milhões de usuários que utilizam smartphones.

Segundo 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, há uma alta de 9% em relação a maio de 2015, quando esse número era de 151,5 milhões. A estimativa para 2018 é que os usuários cheguem a 236 milhões.

Essa análise de dados permite materializar a importância do mobile, e podemos ressaltar como oportunidade o uso do canal para e-commerce e seus negócios. Dados indicam que 66% do tempo que usuários passam em sites de e-commerce acontece via smartphone. Mais do que isso, 61% dos usuários que navegam na internet em seus celulares, saem rapidamente de sites onde a navegação não é boa.

Mas como adaptar o conteúdo no layout do mobile? Devo desenvolver um aplicativo móvel? É vantajoso pro meu e-commerce?

Site responsivo

Criar um site responsivo é imprescindível para seus canais de venda online, pois proporciona melhor conforto visual e torna-se mais acessível para seus clientes, um template adaptado exclusivamente para o ambiente de dispositivos móveis, ou seja,

para telas de smartphones e tablets.

O custo de investimento e tempo é baixo, pois a plataforma desktop já está formada, sendo assim necessário apenas ajustes e algumas alterações para o mobile. Outra vantagem é pela tela ser pequena, não ter necessidade de códigos e arquivos grandes e pesados, isso facilita carregamento rápido e os usuários podem navegar por ele com mais facilidade.

Porém é necessário tomar cautelas em relação a experiência do usuário, devido a alguns fatores importantes. Deve-se pensar se o público destinado vai ter conexão constante com a internet, pois pode afetar o acesso ao site e consequentemente a baixa taxa de conversão.

Aplicativo móvel, vale a pena?

No caso do aplicativo, o investimento para criar um app é alto e custa mais tempo, pois ao contrário do mobile é preciso de um layout próprio e que esteja disponível em todos os sistemas operacionais de aparelhos móveis (Android, IOS, Windows Phone). Além de precisar de certo acompanhamento com atualizações e testes periódicos.

Mas com o aplicativo, ganha-se uma grande vantagem sobre o problema da conexão da internet, pois não há a necessidade do usuário estar conectado o tempo todo, para interagir com a empresa.

Com o uso mais frequente dos smartphones para os negócios, o e-commerce precisa facilitar o pagamento via mobile, para que torne-se uma vantagem e não um empecilho para o consumidor, ao realizar a compra online.

O comércio eletrônico tende a se expandir ainda mais com o mobile wallets ou carteira móvel, que dispensa o uso do cartão físico. A novidade compromete-se a aumentar a confiança e a segurança do consumidor no pagamento por essa plataforma, além de ser um ponto de interligação entre a loja física e virtual. Dessa forma, permite criar promoções exclusivas e disponibiliza ofertas segmentadas. Uma plataforma que permite a conexão entre o mcommerce, mpayment e mmarketing.

Confira também: Principais Resultados do E-Commerce

Fonte: ecommerceBr

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo Pantene aposta em garantir proximidade com …